Dez ministérios ainda não informaram à CPI sobre contratos assegurados pela FIB Bank
Pelo menos 13 ministérios já enviaram respostas aos questionamentos apresentados pela CPI da Covid a respeito da existência de contratos com garantias oferecidas pela FIB Bank. A instituição é alvo da investigação da comissão parlamentar de inquérito em razão de irregularidades na concessão de garantia para as tratativas para a compra de 20 milhões de doses...
Pelo menos 13 ministérios já enviaram respostas aos questionamentos apresentados pela CPI da Covid a respeito da existência de contratos com garantias oferecidas pela FIB Bank. A instituição é alvo da investigação da comissão parlamentar de inquérito em razão de irregularidades na concessão de garantia para as tratativas para a compra de 20 milhões de doses da Covaxin.
Das 13 pastas que já atenderam à solicitação da comissão parlamentar de inquérito, 12 negaram ter qualquer tratativa com a entidade investigada. Em ofício à CPI, o Itamaraty informou apenas que determinou a apuração da existência de contratos assegurados pela FIB Bank.
Ainda faltam os posicionamentos de 10 ministérios: Justiça, Economia, Defesa, Saúde, Comunicações, Turismo, Secretaria-Geral, Secretaria de Governo, Gabinete de Segurança Institucional e Controladoria-Geral da União.
Na semana passada, a CPI da Covid acionou a Procuradoria-Geral da República para que sejam tomadas providências para a suspensão de todos os contratos firmados entre o governo federal e diversas empresas com base em garantias emitidas pelo FIB Bank. A comissão ainda chancelou um pedido para que o Tribunal de Contas da União realize uma "rigorosa" auditoria nos acertos da União que tenham o FIB Bank como instituição garantidora.
Em nota, o Ministério das Comunicações informou que já respondeu formalmente à CPI da Covid que não há, em seus registros ou de suas vinculadas, carta de fiança emitida pela empresa FIB Bank em garantia de algum contrato “já firmado ou a ser firmado por esta pasta”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
MARCOS
2021-09-24 13:09:25SE ESSES DEZ MINISTÉRIOS NADA INFORMARAM É PORQUE TÊM CONTRATOS VIA PICARETAGEM.
CARLOS
2021-09-24 12:16:55Qualquer garantia do FIB ou nada é a mesma coisa, o que merece por si só a investigação da CGU, Receita Federal, PF e sei lá mais o quê. Absurdo!