Entidades médicas criticam posição de Queiroga sobre vacina em adolescentes: ‘desinformação’
Entidades médicas e associações de especialistas criticaram a decisão do Ministério da Saúde de suspender a imunização de adolescentes contra a Covid-19. O ministro Marcelo Queiroga usou dados equivocados para justificar a medida e reconheceu que paralisou a vacinação de jovens depois de conversar com o presidente Jair Bolsonaro. A Associação Médica Brasileira manifestou "preocupação"...
Entidades médicas e associações de especialistas criticaram a decisão do Ministério da Saúde de suspender a imunização de adolescentes contra a Covid-19. O ministro Marcelo Queiroga usou dados equivocados para justificar a medida e reconheceu que paralisou a vacinação de jovens depois de conversar com o presidente Jair Bolsonaro.
A Associação Médica Brasileira manifestou "preocupação" com a decisão da Saúde. O Comitê Extraordinário de Monitoramento da Covid da entidade lembrou que órgãos regulatórios nacionais e internacionais, como a Anvisa e o FDA, dos Estados Unidos, aprovaram a aplicação da vacina da Pfizer em adolescentes. “A decisão foi baseada em rigorosos ensaios clínicos randomizados que incluíram milhares de voluntários e demonstraram eficácia”, informa a AMB.
A entidade médica também desmentiu a informação do Ministério da Saúde de que a Organização Mundial da Saúde seria contra a imunização de adolescentes. “A OMS recomenda a vacinação de adolescentes entre 12 a 17 anos sem comorbidades, desde que obedecida a priorização da imunização de outros grupos mais vulneráveis”.
Apesar do número de mortes em adolescentes ser baixo em comparação com outras faixas etárias, mais de 2 mil pessoas menores de 18 anos perderam a vida durante a pandemia. A Associação Médica Brasileira afirmou que a nota informativa do Ministério da Saúde “colabora para a desinformação e insegurança em relação à vacinação no país”.
A Sociedade Brasileira de Infectologia também se posicionou sobre a suspensão da vacinação nesta sexta-feira, 17. A entidade lembrou que “os benefícios da vacinação de adolescentes superam substancialmente os riscos”. “Vários países já iniciaram a vacinação de adolescentes. A investigação dos eventos adversos nesta população é motivo de atenção e acompanhamento. Porém, em nenhum local, houve a suspensão desta recomendação por essa razão”, afirma a sociedade.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Velhinha de Taubaté
2021-09-18 19:11:55Desinformação? Usemos as palavras corretas: isso é falta de vergonha na cara!
Jose
2021-09-17 19:58:45Não deveriam criticar. Deveriam sim pedir a prisão imediata do delinquente e a cassação do seu diploma médico. Médico Bozista por si só significa médico delinquente.
Marcello
2021-09-17 14:54:12De um governo ordinário como esse, não se pode esperar grande coisa!
Gilnei Ocacia
2021-09-17 14:31:01Realmente o ministro da saúde não cansa de fazer besteiras, com a anuência do laranja da vez que, no momento, é o Quidroga.
Odete6
2021-09-17 14:13:52Chega a ser cômico: as "entidades médicas" levando a sério o cara, criticando as posições dele como se ele se comportasse realmente como médico, e não como um dos capachos amestrados do broncossauro como de fato é! Vive unicamente para tentar "encaixar" e "adaptar" os surtos do demente nas providências que deveriam ser apenas condutas absolutamente médicas!!!! Ou são todos ingênuos ou são debochados, irônicos!!!!