A nova aposta de Bolsonaro: faturar com a 'despetização' de livros didáticos
Sem apoio no Congresso para aprovar projetos da chamada pauta de costumes, o presidente Jair Bolsonaro tem buscado alternativas para atender sua base ideológica. Orientado pelo Palácio do Planalto, o Ministério da Educação vai tentar capitalizar com o que o presidente chama de "despetização" do livro didático. É que, segundo o governo, 2022 será o primeiro...
Sem apoio no Congresso para aprovar projetos da chamada pauta de costumes, o presidente Jair Bolsonaro tem buscado alternativas para atender sua base ideológica. Orientado pelo Palácio do Planalto, o Ministério da Educação vai tentar capitalizar com o que o presidente chama de "despetização" do livro didático.
É que, segundo o governo, 2022 será o primeiro ano em que os livros didáticos chegarão aos colégios totalmente "livres da ideologia de gênero" e da "influência da esquerda". Como muitos livros já estavam encomendados, o conteúdo do material disponibilizado nos últimos dois anos ainda não passava totalmente pelo crivo do atual governo.
Em sua live de quinta-feira, 16, Bolsonaro deu a senha: “Você pai, você mãe, (agora) pode abrir o livro do seu filho e não vai encontrar mais figurinhas esquisitas. A gente vai melhorando. A molecada costuma ir para a escola para aprender e não ser doutrinada”.
Todo ano, o Ministério da Educação realiza a aquisição e a distribuição de livros didáticos para cerca de 30 milhões de estudantes de todo o país. O próprio ministro da Educação, Milton Ribeiro, já havia declarado, em julho, que não admitiria "questões de gênero" em livros para crianças. “Não vou permitir que em livros didáticos a gente possa levar questões de gênero para crianças de 6 anos de idade. Tudo tem o seu tempo certo, não podemos violentar a inocência das crianças", afirmou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
William
2021-09-19 18:02:59Bolsonaro e base ideológica só pôde ser brincadeira. Ideologia é praticada pela imprensa e vcs atualmente é a pior e a esquerda MALDITA. Está na cara que estudaram na era Paulo Freire.🐁🐁🐁🐁🐁
Carlos
2021-09-19 14:40:55BOLSONARO tá certíssimo. Não se pode doutrinar crianças.
Odete6
2021-09-19 08:33:01Que """beleza de panorama""" esse vergonhoso que já dura 2 decadentes décadas.... que """maravilhas""" de gerações estão sendo formadas!!!! 😤😤😤😤😤😤😤😤🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮 👉👉👉👉👉👉👉👉 https://jornaldebrasilia.com.br/noticias/politica-e-poder/com-escolha-de-reitores-por-bolsonaro-cresce-tensao-politica-nas-universidades-federais/
Odete6
2021-09-19 08:32:45Que """beleza de panorama""" esse vergonhoso que já dura 2 decadentes décadas.... que """maravilhas""" de gerações estão sendo formadas!!!! 😤😤😤😤😤😤😤😤🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮 👉👉👉👉👉👉👉👉 https://jornaldebrasilia.com.br/noticias/politica-e-poder/com-escolha-de-reitores-por-bolsonaro-cresce-tensao-politica-nas-universidades-federais/
Jose
2021-09-18 20:51:16Eu sou totalmente a favor da doutrinação. Temos que doutrinar as nossas crianças a conhecer e valorizar a matemática e as ciências, desenvolver o pensamento lógico, proteger o ambiente, se preocupar com o próximo e, principalmente, desenvolver pensamento inovador e sistêmico. Quem sabe assim as novas gerações não votarã em pessoas como o Lularápio e o Bozogenocida para presidente da república. Simples assim!
Jorge
2021-09-18 20:33:42Retirar ideologia não é ruim, porém a existência de gays não é ideologia, mas um fato. Retiraram a doutrinação de fato, ou seja, defesa de regimes totalitários quaisquer? Ou só substituíram pelos de sua predileção?
Carlos
2021-09-18 18:34:03Qualquer tipo de doutrinação que não seja específicamente para aumentar o conhecimento do estudante é ruim. Na família é que se aprende a ser um cidadão decente. A escola ensina as matérias para ser um bom profissional, desde a primeira infância. O Brasil precisa parar de inventar coisas todos os anos, fazendo com que livros didáticos fiquem obsoletos de acordo com o governo de plantão.
Alberto de Araújo
2021-09-18 17:30:46Concordo, barba, cabelo e bigode.Um país que deturpa os verdadeiros valores humanos, só pode gerar uma sociedade moralmente doente.Essa é uma das heranças amaldiçoadas deixadas pelos governos petistas.A política, mal utilizada é um verme que destrói os tecidos de uma sociedade.O governo Bolsonaro, neste episódio, tem meu total apoio. Um crime fazer da criança um instrumento ideológico.
Takaiuki
2021-09-18 13:25:12Continua a narrativa desses comunistas lesa pátria Chumbo grosso neles 🔫💣🧨🔥🔥🔥🔥
ANTONIO
2021-09-18 12:59:16Muito bem!!!! Parabéns. Os esquerdopatas que vá doutrinar os filhos deles!