Em discurso, Bolsonaro mira Moraes, fala em ultimato e ameaça o STF: 'Esse poder pode sofrer aquilo que nós não queremos'
Diante de milhares de apoiadores na Esplanada dos Ministérios, o presidente Jair Bolsonaro (foto) reiterou críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e, em clara ameaça à corte, cobrou que o presidente Luiz Fux "enquadre" o magistrado. Sem citar Moraes nominalmente, Bolsonaro afirmou que não aceitará mais "qualquer medida, ação ou sentença"...
Diante de milhares de apoiadores na Esplanada dos Ministérios, o presidente Jair Bolsonaro (foto) reiterou críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e, em clara ameaça à corte, cobrou que o presidente Luiz Fux "enquadre" o magistrado.
Sem citar Moraes nominalmente, Bolsonaro afirmou que não aceitará mais "qualquer medida, ação ou sentença" redigidas "fora das quatro linhas da Constituição".
"Nós não mais aceitaremos que qualquer autoridade, usando a força do poder, passe por cima da nossa Constituição. Não mais aceitaremos qualquer medida, ação ou sentença que venha de fora das quatro linhas da Constituição. Nós também não podemos continuar aceitando que uma pessoa específica da região dos Três Poderes continue barbarizando a nossa população. Não podemos aceitar mais prisões políticas no nosso Brasil. Ou o chefe desse poder enquadra o seu ou esse poder pode sofrer aquilo que nós não queremos, porque nós valorizamos, reconhecemos e sabemos o valor de cada poder da República. Nós todos aqui na praça dos Três Poderes juramos respeitar a nossa Constituição. Quem age fora dela se enquadra ou pede para sair", disse Bolsonaro, do alto de um carro de som.
A cada pausa no discurso, a multidão respondia com gritos e frases como "Fora Alexandre" e "Eu autorizo", esta última usada pelos bolsonaristas para defender uma intervenção militar no país.
"Um ministro do STF perdeu as condições mínimas de continuar dentro daquele tribunal. Nós todos aqui, sem exceção, somos aqueles que dirão para onde o Brasil deverá ir. Temos em nossa bandeira escrito 'Ordem e Progresso'. É isso que nós queremos. Não queremos ruptura. Não queremos brigar com poder nenhum, mas não podemos admitir que uma pessoa turve a nossa democracia. Não podemos admitir que uma pessoa coloque em risco a nossa liberdade. Eu jurei um dia, juntamente com o vice-presidente Hamilton Mourão, Braga Netto, ministro da Defesa, darmos a nossa vida pela pátria. Todos vocês que, porventura, não fizeram esse juramento, fizeram outro igualmente importante: dar a sua vida pela sua liberdade. A partir de hoje, uma nova história começa a ser escrita aqui no Brasil. Peço a Deus mais que sabedoria, força e coragem para bem decidir. Não são fáceis as decisões. Não escolho o lado do conforto", disse ainda o presidente.
Em uma passagem seguinte do discurso, ele falou em "ultimato" para "todos que estão na Praça dos Três Poderes": "Sempre estarei ao lado do povo brasileiro. Esse retrato que estamos tendo neste dia não é de mim, nem de ninguém em cima desse carro de som. Esse retrato é de vocês, é um comunicado, um ultimato para todos os que estão na Praça dos Três poderes, inclusive eu, presidente da República, sobre para onde devemos ir. Cada um de nós deve se curvar à nossa Constituição. Nós temos essa obrigação. Se queremos a paz e a harmonia, devemos nos curvar à nossa Constituição. Enquanto vocês estiverem comigo, eu estarei com vocês. Não importa quantos obstáculos porventura tenhamos ao longo do nosso caminho".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Jose
2021-09-07 14:04:48Kkkkkkkkkkkkkk. Como eu previ. A reunião dos muares foi um fracasso. Aderência zerto das pessoas. Só tinha muar pago por grileiro. No despero, o Bozo fez o que sempre fez: zurrou para a récua dizendo-se ameaçado. Está ameaçado sim. Vamos lá: 1) Pelas 600 mil mortes que ele promoveu, 2) Pela economia em frangalhos, 3) Pelas rachadinhas desde que ele iniciou a carreira, e 4) Pelo ex-empregado que foi tratado como escravo e que o descreveu como corno. Bozogenocida está com medinho! Zurrem muares!
PAULO
2021-09-07 13:55:15Depois do Bolsonaro incitar a anarquia e a baderna no NOSSO BRASIL, a única coisa que cabe, é o impeachment. Impeachment Já!!!!!!! Moro 2022 🇧🇷
GIUSEPPE MARIA
2021-09-07 13:03:58"A diferença entre um Político e um Estadista é que o Político pensa nas próximas Eleições ao tempo em que o Estadista pensa nas próximas Gerações." (A. De Gasperi) Esse politiqueiro do Bolsonaro não tem nada de Estadista ....e o País continua afundando. Ke pena!
MIGUEL
2021-09-07 12:35:59Esse Thomás é um lunatico
Max
2021-09-07 12:33:03O Jair é um oportunista irresponsável que foi eleito por quem pretendia mudar o país mas nunca para o extremismo de direita sem objetivo e estéril. Uma minoria se presta a julgar-se povo acima de qualquer ordem e direito constituído que assegure a democracia. Estamos vendo mais uma cena de um governo fraco se escorando no ataque às instituições e à democracia. Isso vai durar pouco, mas vai dar trabalho e causar ainda mais repulsa na maioria.
THOMAS
2021-09-07 12:16:08O genocida está mesmo desesperado. Foi só mexer com a Familícia que ele espanou de vez. Quase três anos no poder e não conseguiu fazer nada que preste. Só agressão, confusão e bravatas.
Nelson
2021-09-07 12:14:13Democracia:império da Lei ou do Voto? Sob esse título foi publicado artigo no Portal Tese Jurídica.Foi disso do que tratou Bolsonaro nesse memorável discurso de Estadista.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos ateus! Namastê!
Nelson
2021-09-07 12:08:25Falem aqui os "intelectuais" o que quiserem, porque democracia compreende liberdade: voto secreto,apuração pública e império da lei que a todos se aplique.(ver artigo no Portal Tese Jurídica sob o título:Democracia:Império da Lei ou do voto?) Foi disso do que Bolsonaro tratou em discurso memorável de Estadista.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!
VARLICE
2021-09-07 12:04:32"Não queremos"? Ele sonha com isso! Desde o PRIMEIRO MÊS de governo esse homem insinua sofrer forças contrárias sem apresentar nomes! Desde o PRIMEIRO MÊS DE GOVERNO! Ele tomou posse pensando em se perpetuar na cadeira. Com essa certeza a família aos poucos se muda para Brasília. Mas esse sonho não se concretizará.
JO EL
2021-09-07 12:03:00Eu aconselho aos que criticam aos que defendem estado democratico de direito, Deus, Patria e Familia a irem morar em um pais comunista onde nao se tem direito a propriedades nem liberdade sobre o que queremos na vida, ou seja, so se tem direito a nao ter direito, procurem qualquer um e seja feliz.