O golpe do Sete
O presidente da República insufla o ato golpista do Dia da Independência e mantém, assim, sua estratégia de pressionar as instituições. A ofensa à democracia já está mais do que exposta
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Não é surpresa para mais ninguém que o Sete de Setembro bolsonarista será marcado por protestos de natureza golpista e pela defesa de bandeiras autoritárias. Nos últimos dias, movimentos em favor de Jair Bolsonaro, estimulados por uma série de declarações públicas do próprio presidente, atuaram para levar às ruas o maior número possível de pessoas no feriado da Independência. Nos manuais produzidos para embalar a preparação dos ativistas são indicadas as pautas antidemocráticas mais do que conhecidas do bolsonarismo, como a defesa do fechamento do Supremo Tribunal Federal e questionamentos sobre a higidez do sistema eleitoral. Diante das convocações do presidente e de seus apoiadores, a expectativa é a de que as manifestações sejam mais robustas do que outras. Há dúvidas quanto ao discurso que será entoado pelo próprio presidente. Entre auxiliares no Palácio do Planalto, há o temor de que os pronunciamentos de Bolsonaro – previstos para acontecer primeiro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e depois na Avenida Paulista, em São Paulo – extrapolem o tom. Até por isso, alguns ministros têm atuado para convencê-lo da importância de fazer um discurso, digamos, mais suave.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
LSB
2021-09-10 01:24:38No mais, conversamos conversa de adulto qdo vc entender DE VERDADE O QUE SIGNIFICA DEMOCRACIA, quando entender q não temos democracia DE VERDADE, entender que temos um simulacro tosco, mambembe e disfuncional. Enfim, quando entender A DEMOCRACIA AMERICANA e porque lá é democracia de verdade e aqui não, conversaremos... até lá continue tentando salvar sua democracia imaginária, criança...
LSB
2021-09-10 01:20:27Bolso é tosco e foi mais patético do que o de costume nesses últimos 3 dias. MAS nem ele nem os manifestantes PEDIRAM FECHAMENTO DO STF (como se pedir impeachment do Bolso fosse pedir para acabar com eleição para presidente ou fechar o executivo). Isto É MENTIRA de vcs: pincelar um ou outro radical é mais desonesto do que chamar manifestantes com faixas de “ditadura do proletariado” de defensores da democracia.
LEANDRO AUGUSTO LIMA MARTINS
2021-09-09 13:18:39A insegurança quanto a impopularidade é tamanha, que apelos para "estado de sítio" e "estado de defesa" estão sendo distorcidos. Eleição se vence através do voto e competência para liderar. Ano que vem será uma prova de fogo, principalmente para os brasileiros diante do cenário político.
MARCOS
2021-09-09 07:03:09Nessa próxima eleição, estarei, novamente, “entre a cruz e a caldeirinha”, com esses dois líderes nas pesquisas. Só Jesus!
Fabiano
2021-09-07 23:39:25Não existe impeachment sem apoio popular e esta revista deveria saber Vcs são tendenciosos e não diferem da globolixo e foice de São Paulo
Bernardo
2021-09-07 23:15:41O Brasil chegou num ponto em que ou escolhemos ser um país com futuro ou um país mediocre por um bom tempo. A polaridade caracteristica da nossa alma vai nos levar ao nada. Ou um psicopata ou um ladrão. É isso que estamos discutindo? Não podemos sonhar em ser um país como a Nova Zelandia? Coréia do Sul? Que apareça alguem pra pegar essa rédea e ter o apoio verdadeiro do povo que sustenta essa maquina estatal paquidermica.
Osni
2021-09-07 09:02:26Bolsonaristas se apropriaram do verde amarelo. Só nos resta adotar o AZUL E BRANCO como símbolo daqueles que querem paz e prosperidade para nossa gente. sugiro que todos aqueles que não querem o vermelho representado pelo PT e muito menos o verde amarelo do Bolsonarismo passem a usar o Azul e branco dos verdadeiros democratas.
Wanderlei
2021-09-06 09:38:48O pangaré sociopata é mentiroso, trapaceiro e arruaceiro. Ele estimula o pior dos sentimentos nos radicais que o seguem. Os órgãos de segurança vão ter muito trabalho.
Laercio
2021-09-05 20:38:58Fechar o STF, Bolsonaro perdeu o time, quando Fachin, libertou o Lula, passando por do TRF4 E STJ, o q esses tribunais fizeram, não serviu pra nada. Mais depois passando por cima de uma decisão decisão decisão Colegiada, q diz sim Moro era juiz do casa, depois vem dizer q não é mais..!! Justiça fazendo política, não merece pelo menos o meu respeito..! Deveria ter fechado aquele dia, e teria apoio da população indignada do q fizeram.!!
Monica
2021-09-05 16:51:28Não acredito em golpe da parte do presidente, ele vai dar um golpe nele mesmo Ele pode ter mil defeitos mas é patriota e as manifestações do dia 7 são pela liberdade e direitos individuais que estão sendo usurpados todos os dias pelo judiciário