Lira leva PEC do voto impresso ao plenário: 'Só assim teremos decisão inquestionável'
Depois de uma comissão especial rejeitar a proposta que prevê a adoção do mecanismo de voto impresso nas eleições, impondo uma dura derrota a Jair Bolsonaro, o presidente da Câmara, Arthur Lira (foto), anunciou a decisão de levar o projeto ao plenário da casa para a avaliação de todos os 513 deputados. As chances de...
Depois de uma comissão especial rejeitar a proposta que prevê a adoção do mecanismo de voto impresso nas eleições, impondo uma dura derrota a Jair Bolsonaro, o presidente da Câmara, Arthur Lira (foto), anunciou a decisão de levar o projeto ao plenário da casa para a avaliação de todos os 513 deputados.
As chances de aprovação da proposta de Emenda à Constituição em plenário são exíguas. No colegiado, são necessários 308 votos para dar seguimento ao debate e encaminhá-la ao Senado.
"Pela tranquilidade das próximas eleições e para que possamos trabalhar em paz até janeiro de 2023, vamos levar, sim, a questão do voto impresso para o plenário, onde todos os parlamentares eleitos legitimamente pela urna eletrônica vão decidir. E friso: foram eleitos todos pelas urnas eletrônicas", discursou Lira, no final da tarde desta sexta-feira, 6.
Lira argumentou não haver nada mais "livre, amplo e representativo" do que a palavra final do plenário. "Só assim teremos uma decisão inquestionável e suprema, porque o plenário é nossa alçada máxima de decisão, a expressão da democracia. E vamos deixá-lo decidir".
O presidente da Câmara reconheceu o "tensionamento" da relação entre as instituições e declarou que a corda, quando puxada com muita força, "leva os poderes para além de seus limites". "O botão amarelo segue apertado. Segue com a pressão do meu dedo. Estou atento. 24 horas atento", completou, fazendo referência a um discurso realizado em março, no qual falou sobre "remédios políticos amargos".
O congressista alegou que o colegiado será o juiz de uma disputa que, em sua concepção, "já foi longe demais". "Não contem comigo para qualquer movimento que rompa ou macule a independência e a harmonia entre os poderes".
O congressista sinalizava desde a última quinta-feira, 5, que adotaria a medida, quando afirmou que "as comissões especiais funcionam de maneira opinativa, mas não são terminativas".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
VIDAL
2021-08-08 00:24:31Guzzo em artigo memorável, mostra o que de fato e "de direito", debilita nossa democracia.Quem a golpeou primeiro foi o STF, ao qual incumbia preservá-la,com a anulação pela "canetada"de um só dos seus,de 07 anos de combate à corrupção, ao arrepio dos mais comezinhos princípios do DPP acerca da prorrogação da competência. O papel de Aras será pois, o de convencer ao STF, que, nas democracias-presidencialistas, não se pode confundir independência do Judiciário com supremacia deste. Namastê!
PAULO
2021-08-07 18:14:301- Brasil, agosto de 2021. Pandemia. Mais de 560 mil mortos. Vacinação ainda aquém do necessário. Milhões de desempregados. Pessoas passando fome. UM PRESIDENTE INCOMPETENTE, GENOCIDA, CORRUPTO E AUTORITÁRIO. Um PGR, o Aras, que não precisa ser o Paul Eckman, para enxergar que é um dissimulado cretino, que nada vai fazer, pois tem interesses que passam pelo PR. E Artur Lira, nosso Presidente da CÂMARA, mais interessado nas negociatas proporcionadas por um governo impopular.
María
2021-08-07 15:46:35Nao confió en nada en este cidadão . Mas estaremos de olhos bem atentos a estes corruptos do inferno . Mostras suas caras durante a votação .
Sônia Adonis Fioravanti
2021-08-07 15:35:50A ESCÓRIA DO PP partido podre agora no poder
Odete6
2021-08-07 13:20:41E esse """anjo lírico""" se esforçando líricamente com a sua lirazinha amarela.... tsc...tsc...tsc.... o barco já afundou, se toque, ô!!!! A faxina vem aí!!!!....
Giovannini
2021-08-07 11:57:41Vai passar vergonha de novo ! Essa sandice de voto impresso e uma afronta a inteligência do brasileiro
AIRTON
2021-08-07 11:16:20Esse sujo só faz o q convém aí Genocida. É assim a milícia um protege o outro até a chapa esquentar. Aí um elimina o outro tipo o q fizeram com o capitão Adriano.
Olívia
2021-08-07 09:48:00Espero que Alagoas aperte o botão vermelho para este senhor em 2022.
Edvaldo
2021-08-07 09:29:16O Lira vai testar o Centrão pelo voto eletrônico, rsrs para logo depois ter motivos para trair o "Friuai".
Wilde
2021-08-07 06:12:04Qual a finalidade da tal ‘Comissão Especial”? Parece pura perda de tempo. O assunto em debate deveria ter sido levado diretamente ao plenário.