Bolsonaro diz que Barroso 'quer eleições que possam ser manipuladas'
Diante de uma semana crucial para o futuro da adoção do mecanismo adicional de voto impresso, Jair Bolsonaro iniciou esta segunda-feira, 2, com ataques ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, uma das principais vozes contrárias à medida. O chefe do Planalto declarou que o ministro precisa "baixar a crista" e o acusou...
Diante de uma semana crucial para o futuro da adoção do mecanismo adicional de voto impresso, Jair Bolsonaro iniciou esta segunda-feira, 2, com ataques ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, uma das principais vozes contrárias à medida. O chefe do Planalto declarou que o ministro precisa "baixar a crista" e o acusou de querer eleições manipuláveis.
A PEC do voto impresso, de autoria da deputada Bia Kicis, aliada de primeira hora de Bolsonaro, deve ser avaliada em uma comissão especial na Câmara na próxima quinta-feira, 5. No colegiado, a tendência é de que a proposta seja rejeitada, conforme reconheceu o próprio presidente da casa, Arthur Lira, na semana passada.
Bolsonaro atribui a iminente derrota a Barroso, que, convidado por parlamentares, explicou as razões pelas quais o TSE adota postura contrária à mudança no sistema de apuração de votos. Para o presidente da República, tratou-se de uma "interferência clara".
"O que o Barroso quer? Ele quer eleições que possam ser manipuladas ou, no mínimo, gerar dúvida no futuro. E nós não queremos isso. Queremos o voto democrático, eleições democráticas, onde a vontade popular passe a valer de fato", disparou Bolsonaro, em entrevista à Rádio ABC, dias após admitir não ter provas de fraudes em pleitos anteriores.
O presidente acrescentou que o ministro "deveria ser o primeiro a estar do lado do povo brasileiro". "Quem ele pensa que é para dizer que a vontade dele tem que ser a que vale no Brasil? Ele virou semideus? Ele acha que é intocável? Ele é o dono da verdade? Quem o senhor Barroso pensa que é? Todos os poderes tem limites. Eu tenho limite. O Legislativo tem. Por que alguns do Supremo acham que são dono da verdade, que podem tudo e que ninguém pode reclamar de nada? Ele tem que baixar a crista dele um pouquinho e se adequar a realidade", emendou.
Bolsonaro repetiu a informação falsa de que os votos são contados por servidores e pelo presidente do TSE em uma "sala secreta". O tribunal esclareceu, reiteradas vezes, que a apuração ocorre automaticamente, logo após o encerramento da votação, pela própria urna eletrônica. O equipamento, então, imprime, em cinco vias, o Boletim da Urna, que indica a quantidade de votos registrados para cada candidato e partido, além dos nulos e brancos.
O presidente alegou que "o povo brasileiro não vai aceitar uma eleição sob suspeição". "Qualquer um quer eleições limpas. Você não quer votar em um vereador do seu município e, depois, no final das contas, ver que ele teve zero votos. Isso aconteceu largamente no Brasil. Agora, sem eleições limpas e democráticas, não tem eleição de verdade, tem uma farsa, algo que pode se chamar de tudo, menos de eleições".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Marcello
2021-08-04 12:33:12Todo o processo eleitoral torna-se inútil, quando se tem candidato ruim, que promete uma coisa e, quando assume, une-se à escória e age apenas em causa própria, renegando, sistematicamente, todos os compromissos assumidos na campanha (estelionato eleitoral).
VIDAL
2021-08-02 23:04:09Bolsonaro e Braga Neto discursaram mas quem deu o primeiro golpe em nossa novel democracia, foi o STF ao qual incumbia preservá-la, anulando com a canetada de um só dos seus, 07 anos de combate à corrupção ao arrepio dos mais comezinhos princípios do Direito Processual Penal Pátrio e da Jurisprudência Universal da Common Law e do sistema Romano-Germânico, que não autorizam desconsiderar a existência de um crime por causa da incúria da conversa entre Juiz e Promotor. Daí o voto impresso. Namastê!
Jose
2021-08-02 19:52:56E o Bozo quer eleição que sejam roubadas, tal como ele e o partido dele fizeram em um passado recente. Cadeia no Bozo!
Vanderlei
2021-08-02 19:22:59gosto muito da ideia dele não se candidatar só porque não vai ter voto impresso. Assim, teremos duas vantagens com a rejeição da PEC do voto impresso. Pense bem
Maria
2021-08-02 18:36:09Moro em 2022
Maria
2021-08-02 18:35:50Moro em 2023
Sergio
2021-08-02 18:24:18Minto: pede pra ir na esquina e não volte mais...já passou das medidas esse discurso boquirroto.
Arnaldo
2021-08-02 17:22:57O bolsonaro sabe que o voto impresso é muito mais fácil de ser fraudado e manipulado. Voto impresso é a volta à época dos coronéis!
Natalia
2021-08-02 17:00:37JB só está querendo mais um para colocar a culpa da derrocada em 2022!!!!
Márcia
2021-08-02 16:46:06Temos um asno no comando!