A contenda entre a Amazon e os países da Amazônia
A loja virtual americana Amazon está em uma disputa com países da região amazônica, como o Brasil e o Peru. Isso porque a empresa obteve o domínio de primeiro nível ".amazon", que dispensa o ".com". Os governos defendem que o domínio deve ser reservado para a região da Amazônia (foto). De fato, pelas convenções internacionais,...
A loja virtual americana Amazon está em uma disputa com países da região amazônica, como o Brasil e o Peru. Isso porque a empresa obteve o domínio de primeiro nível ".amazon", que dispensa o ".com".
Os governos defendem que o domínio deve ser reservado para a região da Amazônia (foto). De fato, pelas convenções internacionais, as regiões geográficas têm prioridade sobre os domínios da rede.
O Itamaraty afirmou em nota no último dia 10 de março que o Brasil se opõe firmemente à atribuição do ".amazon" à empresa Amazon em regime de exclusividade. "É imperioso que os estados concernidos possam participar de sua gestão e uso, com vistas a defender e promover o patrimônio natural, cultural e simbólico da região amazônica, bem como fomentar a economia regional e a inclusão digital das populações ali residentes", diz a nota.
O mais provável é que a Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (Icann), que regula a internet no mundo, encontre uma solução intermediária. "Dificilmente a loja Amazon deixará de uma hora para a outra de usar seus domínios porque isso geraria um prejuízo gigantesco", diz o advogado especialista em direito digital Renato Opice Blum.
Entre as saídas possíveis, Opice Blum vê como possibilidades a criação de outro domínio regional para a Amazônia, o desenvolvimento de um sistema parametrizado de buscas na internet que favoreça os países litigantes, a permissão do uso do ".amazon" durante um período de transição e até mesmo a promoção de iniciativas culturais nas regiões da floresta.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Thereza
2019-03-15 00:52:29A Amazônia é do Brasil. O nome está meio que ‘’vacilou dançou’’ agora é luta renhida de uma pátria exausta de combater ‘’espertalhões ‘’. Pobre governo.
Capitão Verdade
2019-03-14 12:26:38Do que Pindorama se queixa se deixou os japoneses patentearem o cupuaçu e o açaí??????? Vamos entregar esta massa falida para a Alemanha administrar ( sem Angela Merkel, por gentileza).
Lucia
2019-03-14 00:52:42Por que nós, do “terceiro mundo”, somos sempre tão humildes, subservientes, omissos?
Marigerson
2019-03-13 17:33:11Isso é questão de análise de propriedade do domínio, marcas. Inclusive por acordos internacionais.
Adilson
2019-03-13 17:08:24Vou avisando: acabo de abrir duas lojas online, uma de nome France, e a outra chama Japan. Ninguém pode mais usar esses nomes, viu?
Abilio
2019-03-13 16:08:22Tremenda babaquice... bom, é só ver o nível dos "países amazônicos", chinfrim é elogio.
Jose
2019-03-13 16:06:16a amazon é um grande sucesso, mas quer dar de espertalhão ....
Guilherme
2019-03-13 16:02:21complexo isso. até porque os países da Amazônia não adotam o inglês como idioma oficial. então porque raios o domínio em inglês tem que ser reservado para nós? ao invés do equivalente em português? ou será que vamos bloquear todos os domínios para todas as possíveis formas de escrever Amazônia nos demais idiomas? ou só o inglês que interessa???? que fase.....
Marcelo
2019-03-13 15:39:24Que empresa oportunista....ela que perca bilhões.....