Após consulta ao STF, CPI retoma depoimento de Emanuela Medrades
A CPI da Covid retomou a oitiva da diretora técnica da Precisa Medicamentos, Emanuela Medrades (foto), na noite desta quinta-feira, 13, após uma consulta ao Supremo Tribunal Federal. A farmacêutica será questionada sobre a negociação entre a empresa e o Ministério da Saúde para o fornecimento de 20 milhões de doses da Covaxin, vacina contra...
A CPI da Covid retomou a oitiva da diretora técnica da Precisa Medicamentos, Emanuela Medrades (foto), na noite desta quinta-feira, 13, após uma consulta ao Supremo Tribunal Federal. A farmacêutica será questionada sobre a negociação entre a empresa e o Ministério da Saúde para o fornecimento de 20 milhões de doses da Covaxin, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório indiano Bharat Biotech.
Iniciado pela manhã, o depoimento de Medrades acabou interrompido em meio a divergências sobre o alcance de um habeas corpus concedido à farmacêutica pelo presidente da corte, Luiz Fux. Alegando o direito de não produzir provas contra si, a diretora da Precisa decidiu permanecer em silêncio mesmo quando questionada sobre temas elementares, como o vínculo dela com a empresa.
Irritada, a cúpula da CPI acionou pediu, em embargos de declaração, que Fux esclarecesse quando Medrades poderia ficar calada. A defesa da farmacêutica fez o mesmo.
Em resposta, o presidente do STF anotou que cabe à defesa de Medrades avaliar quais perguntas, se respondidas, levariam a farmacêutica à autoincriminação. Fux, porém, foi direto: a CPI pode, sim, analisar se a depoente, propositalmente, abusa do direito ao silêncio, atrapalhando as investigações, e, assim, adotar medidas para repreender a postura.
Os senadores comemoraram a decisão e anteciparam que, diante da brecha, buscarão o maior volume de informações possível. "A gente perguntou para ela há quando tempo está na Precisa e ela não respondeu. Então, tem limites para isso. Ela não pode responder aquilo que incrimina, mas aquilo que não incrimina ela tem que responder. É uma questão de respeito à CPI", comentou a senadora Eliziane Gama.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Roberto
2021-07-14 13:22:41Só para lembrar ela não jurou dizer a verdade.
Sergio
2021-07-14 00:42:34Braga Neto. General LAMBE BOTAS
ROQUE
2021-07-13 22:44:08Sem essa de dois pesos e duas medidas. Já fez por merecer cadeia!
Nádia
2021-07-13 22:29:54Alguém avisa pra moça, pfavor, q essa máscara com esse cabelo não dá certo.. não precisa ser um pérsonau shtailishti.. pra ver. Não tem uma foto q não esteja horrenda.. e ela é bem bonita. Depois disso, a mesma pessoa poderia, pfavor, dizer a ela.. TEJE PRESA !! kkkkkk Aqui só imaginando O TAMANHO DA M.... EM Q TÁ METIDA ESSA DAÍ, já que podendo não responder ao q a incrimine.. ELA NÃO TEM CORAGEM DE RESPONDER QUALQUER COISA.. tudo a incrimina.. wooohoo. TEJE PRESA.!!
Nuruara
2021-07-13 22:27:49Alma vendida, o que sobra é ordinário . Vamos de Cartola: “ preste atenção , querida…
Rogerio
2021-07-13 22:23:04Na minha opinião ela está mais para laranja amante do que diretora. o silêncio vem da ignorância, quantos anos tem de empresa para quem não sabe contar é muito difícil mesmo. Mais uma serviçal par aliviar a tesão do chefe, desculpe, a tensão do chefe.
LUIZ
2021-07-13 21:26:10Aparentemente "bonitinha, mas ordinária", como dizia o Nelson, com perdão pela repetição.