A favor da integração dos índios
O presidente Jair Bolsonaro divulgou no início da noite deste domingo, 10, no Twitter, trechos de uma audiência no Senado da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, em que ela fala da política indigenista. A audiência na Comissão de Direitos Humanos foi no dia 21 de fevereiro (foto). O vídeo tem críticas de...
O presidente Jair Bolsonaro divulgou no início da noite deste domingo, 10, no Twitter, trechos de uma audiência no Senado da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, em que ela fala da política indigenista. A audiência na Comissão de Direitos Humanos foi no dia 21 de fevereiro (foto).
O vídeo tem críticas de Damares à forma como são gastas as verbas federais destinadas ao atendimento aos índios no Brasil, a começar pelo caso do contrato que ela cancelou no início de sua gestão, de criação da criptomoeda indígena, de 44 milhões de reais.
A ministra afirma que a política de manter isoladas as tribos que ainda não fizeram contato vai continuar, mas diz que é preciso dar condições de integrar melhor as demais comunidades, que sofrem com a falta de assistência, apesar de haver orçamento para ajudá-las.
A divulgação do vídeo foi feita pelo presidente depois de, na quinta-feira da semana que passou, o Ministério Público Federal recomendar em nota técnica que a Funai não fique no ministério de Damares e o Ministério da Agricultura não demarque áreas indígenas, usando o argumento de que a Constituição de 1998 não incentiva a integração dos índios para preservar suas tradições.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Sérgio A
2019-03-12 19:00:59Esse Ministério Público Federal seria bem recebido pelo porquinho atômico da Coreia do Norte. Lá poderia emitir suas "notas técnicas" contra o inimigo capitalista, desde que não destoasse em nada do mandatário supremo e vitalício. O salário e as mordomias é que não seriam tão bons como aqui no fascismo. A descontaminação vai levar tempo; oxalá não seja preciso cirurgia.
Yaya
2019-03-11 18:12:18Deve ser para manter a tradição de precisar de bolsa família.
Aldo Araújo
2019-03-11 18:03:14Quer que eles mantenham as tradições? Incentivem o uso das línguas próprias e respeitem as religiões deles.
Claudio
2019-03-11 14:29:51A Politica Indigenista é uma vergonha, como vergonha é a maioria das medidas tomadas por esses governos pseudo sociais (PT PSDB et caterva). Na Antiguidade, o filosofo Joaozinho trinta já pregava que Intelectual gosta de Miseria....Tambem podemos dizer que os Antropologos da Funai se interessam em manter os indios já aculturados ( com tenis Nike, celular e camisa polo) nas lides tribais para filmagem da rede GLobo
Jazz
2019-03-11 11:41:10A esquerda sempre quis um museu vivo, em sua política indígena. Isso é uma covardia!
Mário
2019-03-11 10:23:43Tem q despetizar o MPF.
Ferdinando
2019-03-11 10:04:42Se o MPF está contra é porque o Governo está no bom caminho Eita órgão esquerdista e aparentado esse MPF que gosta de poder sem controle e ter salários imorais
Berto
2019-03-11 09:35:55Quer dizer que se o nativo, chamado índio, quiser se integrar à sociedade não pode? Há que ser, por vontade do MPF, segundo a constituição como dizem, sempre um coitado dependente do Estado? Liberdade, senhores, permitam que as pessoas se auto-determinem. Parem de tutelar a todos. Tem coisas mais urgentes com que se preocupar.
Francisco
2019-03-11 09:22:48ah, tradições, de indios que usam celular e andam de caminhonete, e com conta corrente em banco, quanta bobagem, e melhor trata-los como brasileiros e cidadãos, com mesmos direitos e deveres, ja aqueles que ainda andam pelados tem sentido as tradições
HUMBERTO
2019-03-11 08:54:07Que tradições?? Eles ainda andam pelados?? Nem sempre. Os índios já estão "contaminados" pelo celular e outras modernidades, eles querem tv 4k e outros mimos da era moderna. Indios tem que receber educação técnica para administrar seus territórios como fazendas produtivas ou unidades ambientais, chega de balaio de gato, o Brasil precisa sair dessa embrulhada provocada por petistas e outros bichos praguejantes e rastejantes.