Ofício enviado à CPI enfraquece versão de Pazuello sobre crise no Amazonas
A CPI da Covid no Senado recebeu a cópia de um ofício enviado pela Secretaria de Saúde do Amazonas, em 7 de janeiro, ao Comando Militar da Amazônia, no qual a pasta informou sobre o iminente colapso no fornecimento de oxigênio medicinal aos hospitais do estado e solicitou apoio no transporte de cilindros do insumo....
A CPI da Covid no Senado recebeu a cópia de um ofício enviado pela Secretaria de Saúde do Amazonas, em 7 de janeiro, ao Comando Militar da Amazônia, no qual a pasta informou sobre o iminente colapso no fornecimento de oxigênio medicinal aos hospitais do estado e solicitou apoio no transporte de cilindros do insumo.
O documento enfraquece a versão dada pelo ex-ministro Eduardo Pazuello à CPI. Em seu depoimento à comissão, o general declarou que só tomou conhecimento do problema na noite do dia 10 de janeiro. Segundo Pazuello, as autoridades amazonenses fizeram o alerta "apenas no dia 10, à noite, pessoalmente".
O ofício encaminhado pelo governo do Amazonas ao Comando Militar local, agora entregue à comissão de inquérito, foi assinado pelo secretário estadual de Saúde, Marcellus Campelo, no dia 7 de janeiro, às 22h30.
No documento, ele ressalta a "iminência de esgotamento" de oxigênio no estado, explica que "a empresa informou que possui o oxigênio em Belém", no Pará, e solicitava apoio no traslado para Manaus porque a carga precisava chegar "até as próximas 24 horas" para salvar a vida de pacientes.
"Nesse sentido, solicitamos vosso apoio, no sentido de interceder junto ao Comando pelo transporte aéreo urgente de oxigênio líquido medicinal", afirma Campêlo, que, em letras garrafais, ressalta a "urgência do pedido" no ofício.
Na quarta-feira, 9, em depoimento à CPI, o ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde Élcio Franco admitiu que os alertas do Amazonas chegaram ao conhecimento da pasta na noite do dia 7 de janeiro, por meio de uma ligação telefônica de Marcellus Campêlo a Eduardo Pazuello.
"Então, inicialmente, o ministro da Saúde recebeu uma ligação, na noite do dia 7 de janeiro, do secretário estadual de Saúde, para solicitar um apoio logístico no transporte de cilindros de Belém para Manaus. E ele foi providenciado com o apoio da Força Aérea Brasileira e do Ministério da Defesa. E esses cilindros chegaram no dia 8", defendeu Franco.
Leia a íntegra do ofício encaminhado ao Comando Militar da Amazônia no dia 7 de janeiro:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Bevi
2021-06-14 07:35:21Será que o comando só informou ao MS no dia 10? ou quem?
Sumaya
2021-06-14 01:58:10Não consigo ler a matéria, ela aparece cortada pra mim
Nádia
2021-06-13 21:55:42Que foto sensacional..!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Que escolha de foto sensacional.. !!! Parabéns aos envolvidos.. kkkkkk Qto ao logístico.. esconde mesmo essa cara semvergonha, PAZZUÊRO.. q a zuêra vai sendo apresentada.. cada dia um pouquinho .. vamos ver qtos votinhos tu vais fazê.. depois, ou vai ser VICE DO COISO?? hihahiahahaahuahuahuah aí q vai ser lindo de ver mesmo.. vergonha que vai virar série.. kkkkkkkkkkkkkk pra gente poder rir depois.. sem mais passar raiva e tristeza.
Bevi
2021-06-13 20:40:59A solicitação, encaminhada ao Comando Militar da Amazônia, deveria ter sido feita diretamente ao Ministro Pazzuello. Isso evitaria tanta especulação catada pelos inquisidores.
Odete6
2021-06-13 17:52:33É ilimitada e inesgotável a perversidade, a imoralidade e a canalhice desse desgoverno!!!!! 》》》》》》》》》》 https://www.oantagonista.com/brasil/governo-desviou-r-52-milhoes-de-campanha-contra-covid-para-propaganda-de-bolsonaro/
William
2021-06-13 13:19:42Crise em Manaus, falta de oxigênio. Quem tem que comprar e planejar é o governo estadual, dinheiro foi mandado. HIPÓCRITAS
Roberto
2021-06-13 12:42:40Chamem o governador fujão.
Odete6
2021-06-13 12:19:53Exatamente, GENERAL ALBERTO DOS SANTOS CRUZ, mas a CONSTITUIÇÃO FEDERAL não prevê que as FORÇAS ARMADAS se submetam à um insano, a um psicopata genocida!!!! Cabe a elas FICAREM CONSCIENTEMENTE AO LADO DO POVO BRASILEIRO TÃO SOMENTE, DEFENDENDO-O CONTRA TODO MAL E ESSE É OBVIAMENTE O MAL MAIOR QUE HOJE NOS INVIABILIZA. HÁ mecanismos constitucionais para que esse caminho seja o escolhido. E que o Congresso por mais medíocre e vergonhoso que seja, aja rápido para que isso não seja necessário!!!!
Afranio
2021-06-13 11:24:401.324.223 motociclistas seguidores de Bolsonaro, em uma passeata em São Paulo. Não vi nada sobre esse assunto. Os jornalistas da Crusoe moram no Brasil 🇧🇷 é ?
Astor
2021-06-13 09:58:30Pazuelo, foi mero figurante no Ministério. Queria ser conhecido para depois se candidatar a cargo eletivo