Promotoria pede que Doria explique relação com filial chinesa do Lide
O Ministério Público de São Paulo enviou questionamentos a João Doria (foto) sobre a relação da gestão tucana com o Lide China, uma filial do grupo de líderes empresariais fundado pelo governador em 2003 para promover eventos com agentes públicos e empresários. A medida é um procedimento preliminar adotado pela Promotoria antes de definir se...
O Ministério Público de São Paulo enviou questionamentos a João Doria (foto) sobre a relação da gestão tucana com o Lide China, uma filial do grupo de líderes empresariais fundado pelo governador em 2003 para promover eventos com agentes públicos e empresários.
A medida é um procedimento preliminar adotado pela Promotoria antes de definir se abre uma investigação. O pedido de explicações foi feito no fim de abril por deputados estaduais de oposição com base em reportagem publicada naquele mês por Crusoé.
A reportagem revelou a atuação da filial chinesa do Lide, então comandada pelo advogado Marcelo Braga Nascimento. Amigo do governador, Braga Nascimento já defendeu Doria em ação judicial, atuou como assessor jurídico da campanha do tucano em 2018 e aluga um imóvel seu para o diretório estadual do PSDB.
O Lide China funciona em São Paulo, em um dos imóveis do escritório de advocacia de Marcelo Braga Nascimento. Outros dois dirigentes da filial chinesa do grupo de Doria também são sócios da banca. Documentos obtidos por Crusoé mostram que, até 2019, o escritório custeava as ações do grupo empresarial e recolhia os pagamentos dos filiados. Também recebeu pagamentos de empresas que detêm concessões e contratos com o governo paulista.
Desde quando Doria assumiu o governo do estado, em 2019, os dirigentes do Lide China têm participado de reuniões do governo tucano com delegações chinesas e foram com o governador em missão oficial à China em agosto daquele ano. Doria e Braga Nascimento negam haver qualquer irregularidade na relação entre o Lide e o governo.
Após a reportagem de Crusoé, Marcelo Braga Nascimento deixou o comando do Lide China e quem assumiu foi um de seus sócios no escritório de advocacia.
A oposição quer que o MP investigue a relação entre o governador e o Lide para verificar se "há mistura entre os interesses do conglomerado empresarial de João Doria e os interesses do estado de São Paulo". Após analisar as respostas aos questionamentos enviados ao governador, o MP vai definir se abre um inquérito ou arquiva a representação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Inês
2021-05-31 18:11:34Parabéns Crusoé, pela coragem em divulgar notícias do governo de São Paulo, felizmente, vocês não foram comprados pelo bolsa Dória.
Mario
2021-05-31 13:13:41Vamos comparar sim PAULO, o teu diploma com o dos médicos. O resto é fofoca política e paga.
Jaime
2021-05-31 12:25:35Vamos, Dória, LIDE com este imbróglio!
PAULO
2021-05-31 11:46:08Vamos comparar Doria a Bolsonaro. Doria através da sua boa relação com os chineses, conseguiu p/ os brasileiros uma vacina, q ainda leva o PNI nas costas. Bolsonaro por ser um capacho do Trump, conseguiu a cloroquina, q através de uma rede azeitada de fake news - e médicos cretinos e estúpidos - como Mayra, Terra e Nise - disseminou a droga no Brasil, ajudando a causar em última análise, a morte de milhares de pessoas. Por enquanto ñ teve conflito entre o interesse do Doria, e o nosso interesse.
Roberto
2021-05-31 08:51:11Só se vacina no Brasil por causa do Doria, porque trouxe a Coronavac por iniciativa própria e forçou o governo federal a se mexer. Mas ninguém quer admitir para não ofuscar o maluco de direita e o larápio de esquerda.
Odete6
2021-05-31 04:48:20Febre, cefaléia e mialgia "não são ""estímulos""", néscio, são apenas reações .....🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Nyco
2021-05-30 20:24:58Apertem o calcinha-apertada, ele tem muito a revelar, inclusive dessa negociação da coronavac, vacina que não protege de nada, mais parece uma injeção de água destilada, diferente da Astrazeneca/Oxford que provoca uma grande reação no indivíduo, provocando febre, cefaléia e mialgia, um verdadeiro estímulo para que nossos anti-corpos TRABALHEM em busca de imunidade.
MARCOS
2021-05-30 18:53:51Dória é o salvador do povo no combate à Covid.
FREITAS
2021-05-30 17:36:31Uau nossa finalmente vão investigar o propagandista do PCC chinês