CGU aponta ‘inanição administrativa’ em órgão sob comando do Centrão
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, o Dnocs, autarquia entregue ao Progressistas no ano passado para garantir o apoio do Centrão ao governo Jair Bolsonaro, tem "problemas nos processos licitatórios" e está "em estado de inanição administrativa", segundo uma auditoria da Controladoria-Geral da União, a CGU. O levantamento, concluído na semana passada, analisou dados coletados em...
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, o Dnocs, autarquia entregue ao Progressistas no ano passado para garantir o apoio do Centrão ao governo Jair Bolsonaro, tem "problemas nos processos licitatórios" e está "em estado de inanição administrativa", segundo uma auditoria da Controladoria-Geral da União, a CGU.
O levantamento, concluído na semana passada, analisou dados coletados em 2019. No primeiro ano do governo Bolsonaro, a autarquia ainda não estava sob o comando do Progressistas, mas já havia sido entregue ao Centrão -- de 2019 a maio do ano passado, ela foi chefiada por um político indicado pelo Solidariedade.
De acordo com os auditores da CGU, devido aos sérios problemas administrativos, o Dnocs está “sujeito a riscos, falhas e frustrações de toda espécie no desempenho de seu papel como entidade responsável pela execução de importantes políticas públicas”. O departamento atua em programas nas áreas de recursos hídricos, segurança de barragens e irrigação.
No levantamento, foram identificados ainda “gastos excessivos em contratos de terceirização de mão de obra”, que causaram prejuízos de 1,3 milhão de reais.
A auditoria faz uma recomendação que dificilmente será cumprida pela direção do Dnocs: a CGU quer que o órgão dê prioridade a obras que já estão em andamento, em detrimento do lançamento de novos empreendimentos. Ocorre que, no ano pré-eleitoral, tudo o que os caciques do Centrão mais querem é faturar com novas obras. De preferência, as de grande visibilidade, que são as que rendem mais votos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Bartolomeu
2021-05-25 08:51:08Um político indicado pelo Solidariedade? Qual o problema em dizer o nome do coisa, Crusoe?
João
2021-05-25 06:50:53Denocssauros é um simbolo do atrazo que só favorece corruptos.
Fabio
2021-05-24 00:15:58E a culpa é do concurso público. A Administração dos apadrinhados não funciona, isso já está mais que evidente. Vai entender este Brasil...
Francisco José Tallarico
2021-05-23 20:13:58Esse DENOCS ainda existe??? É sempre corrupto em qualquer governo... faz parte da i dustria da seca!
Dementrio
2021-05-23 19:00:12Esse Centrão não tem jeito mesmo. Pena que são eleitos por voto direto por milhões e milhões de brasileiros.
Jose
2021-05-23 17:57:19Em resumo: bozistas são incompententes e corruptos!