Homens de confiança de Salles intimidaram servidores que denunciaram esquema
Homens de confiança de Ricardo Salles estão sob suspeita de perseguir e intimidar servidores da pasta que denunciaram o suposto esquema de corrupção e advocacia administrativa envolvendo o ministro do Meio Ambiente. Diversas testemunhas relataram à Polícia Federal que após comunicar investigadores sobre as irregularidades na pasta, servidores foram ameaçados com processos administrativos e remoções...
Homens de confiança de Ricardo Salles estão sob suspeita de perseguir e intimidar servidores da pasta que denunciaram o suposto esquema de corrupção e advocacia administrativa envolvendo o ministro do Meio Ambiente. Diversas testemunhas relataram à Polícia Federal que após comunicar investigadores sobre as irregularidades na pasta, servidores foram ameaçados com processos administrativos e remoções dos cargos que ocupavam.
De acordo com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, esta foi uma das razões para afastar dez agentes do Meio Ambiente. Segundo o ministro, se permanecessem em seus cargos, eles poderiam "dificultar a colheita de provas e obstruir a instrução criminal, direta ou indiretamente por meio da destruição de provas e de intimidação a outros servidores públicos".
Na decisão de Alexandre, tornada pública nesta quarta, 19, o ministro teve o cuidado de ocultar os nomes das testemunhas ouvidas pela PF. Uma delas diz ter sido ameaçada diretamente pelo assessor especial de Salles no ministério, Leopoldo Penteado Butkiewicz.
De acordo com o relato, Leopoldo teria ficado insatisfeito com o envio de informações à auditoria da pasta. "Quem você pensa que é, para agir dessa forma e ainda ficar aqui?", disse. O homem de confiança de Salles ainda teria ameaçado a testemunha com a "apreensão de seu computador" e uma "inspeção da Corregedoria".
Outra testemunha disse que, após entrar em contato com a PF para denunciar irregularidades, foi removida para um posto no aeroporto de Belém, no Pará. O cargo havia sido extinto 45 dias antes de sua remoção.
A PF ainda descobriu a atuação do coordenador de inteligência e fiscalização do Ministério do Meio Ambiente, André Heleno Azevedo Silveira, ao lado de outros dois homens de confiança do ministro para remover um fiscal de suas atividades "com o objetivo de obstaculizar eventual investigação da Polícia Federal que o servidor estivesse apoiando". De acordo com os investigadores, "ao ser removido para setor de licenciamento", o agente alvo da represália "perdeu as prerrogativas de fiscal ambiental federal, dentre elas as credenciais de acesso aos sistemas informatizados".
Todas essas testemunhas ajudaram a embasar a investigação sobre interferência do ministro e de seus assessores em benefício de empresas que teriam feito exportações ilegais de madeira do Brasil para os Estados Unidos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Maria
2021-05-20 08:55:51Sugestão para revista que se propõe a fazer jornalismo critico... INVESTIGUEM quais são os interesses reais das ONG's no Ministério Meio Ambiente . A campanha para tirar ministro não é desinteressada.Dica , sigam a pista do ex ( e desinteressado )ministro Zequinha Sarney. Procurem saber com quanto ficam as ONGs das multas em ações comuns com Ministério, sempre a partir denuncias que elas fazem ...70%. Bacana ser "ongueiro "no Brasil, nao e Zequinha. Sarney.
Márcia
2021-05-19 23:52:02Cadeia para esses elementos que trabalham contra o Brasil.
NESTOR
2021-05-19 23:33:51Madeireiros e garimpeiros sempre pagaram "pedágio" para fiscais e policiais. São achacados..se não pagar não passa.
Hilton
2021-05-19 22:51:44O P.R. (PEQUÍ ROÍDO) ESTÁ SENTINDO A ÁGUA BATENDO NA BUNDA.
Carlos
2021-05-19 19:38:01Concluindo: nao merecem credito.
Carlos
2021-05-19 19:37:16A petezada tá toda euforica. Vamos aguardar o final pra ver se essas noticias sao verdadeiras pois crusoé, folha, estadao, istoe e outros da imprensa ligada a esquerda nao m
Míriam
2021-05-19 18:58:18Hoje é festa na floresta!!
Lenora
2021-05-19 17:37:34Tão Brasil Isso......Que tristeza.
MARCOS
2021-05-19 17:02:52👏👏🦉🦅🦟🕷🐢🐍🦡🦩🐿🦜🐇🦚🌴🌳 A fauna e a flora brasileiras estão em festa 🥳🤡🤡
Jandira
2021-05-19 16:51:05Tsc, tsc, tsc e a "boiada" da PF passou por cima do tal do Ministro Ricardo Salles. O "boi" que mugi por último, mugi melhor!! Eh, eh, eh...