Cármen Lúcia no Planalto
Terceira na linha sucessória, a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, assumirá o comando do País pelo menos mais três vezes até setembro deste ano, quando deixará a presidência da corte. Ela vai virar presidente do Brasil em razão das viagens do presidente Michel Temer ao exterior. Cármen assume o posto porque, como...
Terceira na linha sucessória, a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, assumirá o comando do País pelo menos mais três vezes até setembro deste ano, quando deixará a presidência da corte. Ela vai virar presidente do Brasil em razão das viagens do presidente Michel Temer ao exterior.
Cármen assume o posto porque, como o país está sem vice-presidente da República, toda vez que Temer viajar ao exterior, os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, do DEM, e do Senado, Eunício Oliveira, do MDB, também terão de se ausentar do País, sob o risco de se tornarem inelegíveis.
A legislação eleitoral estabelece que quem quiser disputar as eleições não pode exercer nenhuma função no Poder Executivo nos seis meses anteriores ao pleito. Primeiro e segundo na linha sucessória do Planalto, Maia e Eunício são pré-candidatos à Presidência da República e ao Senado, respectivamente (como é sabido, Maia deve acabar disputando mesmo a reeleição para deputado federal).
Em julho, Temer viajará duas vezes ao exterior. Nos dias 17 e 18, deve ir a Cabo Verde, na África, para participar da reunião anual da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). Uma semana depois, embarca para o México para reunião da cúpula Mercosul-Aliança do Pacífico. De lá, segue para África do Sul para reunião do BRICS. Em setembro, o presidente deve ir a Nova York, onde participará da Assembleia Geral da ONU.
Cármen Lúcia poderá assumir o País ainda mais vezes caso Temer decida ir para posse dos novos presidentes recém-eleitos da Colômbia e do Paraguai. As posses estão previstas para agosto. Desde que tomou posse como presidente do Supremo, a ministra já assumiu o Planalto pelo menos duas vezes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
ADEMIR
2018-06-26 10:09:30O perigo é o Tofoli
Silvia
2018-06-26 07:04:59É agradável ver uma pessoa como a Presidente do Supremo Tribunal Federal na Presidência
Pedro
2018-06-26 06:38:22Lei Eleitoral manca, toda vez que o Presidente viaja tem que dar férias, viagens a dois incopetentes
Massimo
2018-06-25 18:57:59e não adianta ser otimistas caro ricardo boechat, vai ter monte de brasileiros que em outubro vão votar nesses sujeitos
Mariano
2018-06-25 18:55:29Aí corremos o risco de que ficar na presidência do STF abrir as comportas para a libertação do lula.