Com 97 pedidos de informação aprovados, CPI mobiliza órgãos públicos
A CPI da Covid do Senado já aprovou 97 requerimentos de informação a órgãos públicos federais, estaduais, municipais, entidades, empresas farmacêuticas, fornecedoras de oxigênio e até a plataformas de redes sociais. O Ministério da Saúde lidera a lista de órgãos demandados: os requerimentos foram enviados a praticamente todos os setores da pasta e estão relacionados...
A CPI da Covid do Senado já aprovou 97 requerimentos de informação a órgãos públicos federais, estaduais, municipais, entidades, empresas farmacêuticas, fornecedoras de oxigênio e até a plataformas de redes sociais.
O Ministério da Saúde lidera a lista de órgãos demandados: os requerimentos foram enviados a praticamente todos os setores da pasta e estão relacionados a diferentes temas, como “tratamento precoce”, compra de vacinas, saúde indígena e medidas de distanciamento social. Senadores pediram ainda a remessa de cópias de atas de reuniões e registros em áudio e vídeo das reuniões.
Os ministérios das Relações Exteriores, da Economia e da Defesa também terão que prestar informações à CPI, assim como os conselhos nacionais de secretários de Saúde dos estados e municípios. Por conta do colapso hospitalar na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus foi alvo dos requerimentos.
Entre os pedidos aprovados está o requerimento de compartilhamento de dados obtidos na CPMI das Fake News e no inquérito sobre o mesmo tema que tramita no Supremo Tribunal Federal. O Tribunal de Contas da União, o Ministério Público Federal, a Controladoria-Geral da União e a Polícia Federal também foram demandados pela CPI.
Além dos pedidos de dados e documentos, os senadores aprovaram ainda quatro convocações: as dos ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e Eduardo Pazuello, do atual titular da pasta, Marcelo Queiroga, e do presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Antônio Barra Torres. Na semana que vem, os parlamentares votarão outros pedidos de convocação, como a do ex-secretário de Comunicação da Presidência Fabio Wajngarten. O Planalto manobra para tentar evitar a aprovação do requerimento.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Helio
2021-05-01 22:53:08Cada um querendo aparecer mais vez de cuidar dos graves problemas do Brasil. Deixa pandemia passar , depois vcs aparecem , mais perto das eleicoes
benedito
2021-04-30 15:00:26Imaginem qta gente será contaminada pelo vírus nessa CPI. Há jornalistas pra todo lado, assessores, senadores, pessoal da cozinha, café, etc. Ninguém vai verificar isso? Um absurdo fazer CPI em plena pandemia e puxando a terceira onda de COVID19. Vão apurar q serão contaminados por estarem juntos lá. Que vergonha.
Antonio
2021-04-30 13:03:13Cadê a inclusão dos Estados e municípios ??. Cartas marcadas?
Sônia
2021-04-30 12:50:54SÃO 401MIL BRASILEIROS MORTOS ,MILHARES SEM TETO E SEM COMIDA ,O PAÍS SEM VACINAS POR OMISSÃO DO RESPONSÁVEL E CONGRESSO DE COSTAS ATÉ AGORA PARA ESSE GENOCÍDIO DOS QUE PAGAM SEUS SALÁRIOS E MORDOMIAS .