A turbulenta semana de Guedes
Entre articulações para manter as rédeas do Ministério da Economia e declarações de mau tom, além de potencialmente danosas à diplomacia, Paulo Guedes (foto) vivenciou turbulências ao longo dos últimos dias. Pressionado pelo Congresso após o imbróglio do Orçamento de 2021, Guedes iniciou a semana com uma minirreforma no ministério. Na troca mais significativa, o...
Entre articulações para manter as rédeas do Ministério da Economia e declarações de mau tom, além de potencialmente danosas à diplomacia, Paulo Guedes (foto) vivenciou turbulências ao longo dos últimos dias.
Pressionado pelo Congresso após o imbróglio do Orçamento de 2021, Guedes iniciou a semana com uma minirreforma no ministério. Na troca mais significativa, o chefe da equipe econômica demitiu Waldery Rodrigues da Secretaria de Fazenda, pasta que detém a "chave do cofre". No lugar do economista, tachado como intransigente por Planalto e Congresso, entrou Bruno Funchal.
No dia seguinte, a transmissão ao vivo de uma reunião do Conselho de Saúde Complementar sem a ciência dos presentes colocou o ministro em maus lençóis. Na gravação, Guedes afirma que o chinês "inventou" o novo coronavírus e que, ainda assim, a vacina desenvolvida pelo gigante asiático é "menos efetiva" que o imunizante da Pfizer, empresa norte-americana.
A declaração provocou reações em dois sentidos. A CPI da Covid, instalada no Senado, decidiu pedir o vídeo da reunião ao Facebook, dado que o conteúdo foi retirado do ar, e investigará o caso. Além disso, o embaixador da China em Brasília, Yang Wanming, ainda que em tom moderado, foi às redes sociais lembrar que o gigante asiático é o "principal fornecedor" de vacinas para o Brasil.
Ao longo da semana, outros trechos da reunião do Conselho vazaram, mantendo Guedes no centro dos holofotes. Em um deles, o ministro reclama do alcance do Fundo de Financiamento Estudantil, Fies. O chefe da equipe econômica declarou que até quem não tinha a “menor capacidade” e "não sabia ler nem escrever" entrou na universidade graças ao programa. Guedes contou que "o filho do porteiro do prédio" tirou zero em todas as provas e conseguiu financiamento.
Em outra parte da gravação, o ministro diz que "não há capacidade de investimento para que o Estado consiga acompanhar" a busca por atendimento médico crescente, dado que "todo mundo quer viver 100 anos, 120, 130 [anos]".
Não bastasse a má repercussão das declarações, Guedes recebeu a notícia de que terá que adequar o Orçamento deste ano para, enfim, realizar o Censo demográfico. Na semana passada, o governo havia declarado não ter recursos para realizar a pesquisa, essencial para o desenvolvimento de políticas públicas. Por lei, o Censo deve ser feito a cada dez anos. O último ocorreu em 2010.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Fabio Jose da Silva
2021-05-03 08:05:52Sempre, ele deixou claro que o seu plano ou programa de Governo era só para as elites, bem vindos ao Chicago Boys kkkkkk
Ana
2021-05-02 08:10:24Sempre desconfiei da competência desse Guedes , nunca me convenceu ! Agora caiu a máscara de economista e ficou só a cara de bobo da corte
Giovannini
2021-05-01 10:54:56Muito realista, elitista ,preconceituoso ,boquirroto é bem ao estilo bozonirico! Pacheco e seu imenso talento para sofismar e palestrar
Tocqueville
2021-05-01 01:37:35Devo confessar minha extrema decepção com Guedes. Ele está ali para apresentar soluções, propostas exequíveis, não para bancar o comentarista alucinado da realidade brasileira. O que realmente importa - a agenda liberal - foi para o ralo.
Antonio
2021-04-30 22:13:19O Guedes é realista mesmo viu!...
Sebastiao
2021-04-30 21:30:43Guedes está mais perdido do que cego em tiroteio.
Jose
2021-04-30 21:12:36Quer dizer que é na sexta-feira que os genocidas abrem o curral para que os seus muares passem a zurrar na internet? Kkkkkkkkkk. O que está acontecendo? Estão racionando o colonião? Muares, os zurros de vocês em defesa do Guedes são tão ruins como a capacidade cognitiva do dono de vocês. Muares bozistas, vocês são seres bestiais!
Claudio
2021-04-30 19:10:59O maior problema do Brasil é Brasilia ! Nao Guedes nem o Bozo ! Sao os morcegos que nunca farao uma Reforma Adm nem Politica descente p nos tirar da lama !! A tributaria sera a Cpmf ...
Maria
2021-04-30 17:49:22Impressionante! Ele sofre de incontinência verbal. Desagradável, depois tem que ficar dando explicações sobre o que queria dizer. Precisamos da China, tanto para o agronegócio como para insumos de vacinas e outros.
Ricardo
2021-04-30 16:35:06Meu deus do céu! Mesmo comentando só verdades. Os fofoqueiro de plantão não param. E ganham pra isso ! Não acredito!