Na calada da noite, Centrão, PT e Bia Kicis tentam golpe contra o Ministério Público
Fracassou a tentativa do Centrão, do PT e da deputada bolsonarista Bia Kicis (foto) de colocar em votação, na calada da noite desta quarta-feira, 28, a PEC que altera a composição do Conselho Nacional do Ministério Público, o CNMP. O objetivo do texto, apresentado pelo petista Paulo Teixeira, é aumentar o poder de fogo do...
Fracassou a tentativa do Centrão, do PT e da deputada bolsonarista Bia Kicis (foto) de colocar em votação, na calada da noite desta quarta-feira, 28, a PEC que altera a composição do Conselho Nacional do Ministério Público, o CNMP. O objetivo do texto, apresentado pelo petista Paulo Teixeira, é aumentar o poder de fogo do colegiado contra procuradores, especialmente os da Lava Jato.
A matéria entrou na pauta da Comissão de Constituição e Justiça, presidida por Kicis, já durante a noite, em uma convocação extraordinária. A manobra foi costurada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, que forçou o encerramento da ordem do dia no plenário, já que comissões não podem trabalhar enquanto há deliberação em andamento no pleno da casa.
O movimento gerou forte controvérsia. Parlamentares do PSB, DEM, PSOL, Novo, PSDB e Podemos se uniram para tentar barrar a tramitação do projeto.
Enquanto Bia Kicis trabalhava pela aprovação da matéria, os deputados Kim Kataguiri, do DEM, e Gervásio Maia, do PSB, apresentavam requerimentos de retirada de pauta.
Após obstrução de mais de três horas, a reunião da CCJ acabou encerrada. Mesmo com maioria, diante do impasse, líderes do Centrão e do PT não tiveram outra alternativa senão concordar em adiar a votação. Uma nova reunião para discutir o projeto foi convocada para a manhã desta quinta-feira, 29.
Com o apoio do Centrão, do PT e de parlamentares bolsonaristas, a proposta permite que ministros do STF e do STJ ocupem cadeiras no CNMP. Além disso, o texto cria mais uma vaga no conselho, a ser preenchida por um membro do MP indicado pelo Congresso, e possibilita que a função de corregedor do Ministério Público seja desempenhada por pessoas de fora do colegiado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Leandro
2021-05-03 20:33:44Está valendo td pra reeleição de JB, ate se juntar ao PT para perseguir os procuradores da lava jato. E pensar q JB foi eleito com a bandeira da lava jato na mão. Sem o trabalho deles, ele jamais seria presidente. MORO22
Sônia
2021-05-01 08:26:51ESSAS SÃO AS ESCOLHAS DO GENOCIDA :BIA KICS ,SALLES ,PAI ZUELLO ETC
FERNANDO ANDRADE
2021-04-30 12:30:40A canalhada, sempre a mesma, agora criou a pauta da madrugada. Sempre em benefício próprio. Afora isso, a covid "impede" de votar leis que beneficiem a população. Perderam a vergonha ( se é que já tiveram alguma) de vez. Nós eleitores, pagadores de impostos, temos a obrigação de dar a resposta nas urnas ano que vem. A canalhada não perdepor esperar.
Ana Galdino dos Santos
2021-04-30 00:24:26angustiante
Lucia
2021-04-29 23:30:37Essa Bia se junta a bandidos e quer que acreditemos em suas boas intenções? Quem se alia à bandidagem é tão bandido quanto!
Geni
2021-04-29 20:59:10A corrupção está precisando de mais espaço né Bia? Bandidos...cambada.
Sillvia2
2021-04-29 18:28:01Petistas e bolsonaristas compõem a escória que, militando contra o MP, está a serviço e a favor da corrupção no país. Que sejam banidos pelos eleitores na próxima eleição e lançados na insignificância de onde jamais deveriam ter saído!!!
Marly Coelho
2021-04-29 18:02:29Atenção eleitores e eleitoras que votaram nesses aí que defendem o enfraquecimento do Ministério Público, não votem em 2002 em nenhum deles e delas... Bia Kicis, os brasilienses não esqueceram de você ....!!
Pedro
2021-04-29 17:33:39Esse Conselho representa os defensores da corrupção impune.
Antônio
2021-04-29 15:26:38Melhor se fosse apresentado um projeto para acabar com indicações políticas para o STF, para que fosse feito Concurso para pessoas de notável saber e dissolvesse o que existe hoje, uma maioria que nos faz vergonha.