Decisão judicial contra Renan não vai barrar instalação da CPI da Covid
A decisão da Justiça Federal que barrou a eleição do senador Renan Calheiros, do MDB, para a relatoria da CPI da Covid não deve atrapalhar a instalação da comissão, marcada para as 10 horas desta terça-feira, 27. A avaliação é de que a decisão do juiz federal Charles Renaud é inócua: o magistrado determinou que...
A decisão da Justiça Federal que barrou a eleição do senador Renan Calheiros, do MDB, para a relatoria da CPI da Covid não deve atrapalhar a instalação da comissão, marcada para as 10 horas desta terça-feira, 27.
A avaliação é de que a decisão do juiz federal Charles Renaud é inócua: o magistrado determinou que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, não submeta o nome de Renan à votação. Mas pelo regimento interno da casa, não há eleição para o cargo de relator, apenas para presidente e vice. Cabe ao senador eleito para a presidência da CPI a escolha do futuro relator.
Diante da inconsistência da decisão judicial, a deputada federal Carla Zambelli, do PSL, apresentou embargos à Justiça Federal, com pedidos para que o magistrado “retifique o erro material” e proíba a “indicação” de Renan para o cargo de relator. Não houve novo despacho no processo até agora.
“A escolha de relator cabe ao presidente da CPI”, explica o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. “Trata-se de questão do Parlamento, que não admite interferência de um juiz. A preservação da competência do Senado é essencial ao estado de direito. A Constituição impõe a observância da harmonia e independência entre os poderes”, acrescentou Pacheco.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
João
2021-04-27 21:52:40Esse só colabora se deixarem ele comandar o DENIT.......
Sergio
2021-04-27 09:56:09E tem "gente" que faz questão de confundir a decisão do juiz com a do juiz...
José
2021-04-27 09:19:30Esse Juizeco de primeira instância é Bolsonarista. Para ser desinformado assim só poderia ser!! precisa estudar mais.