Cúpula de Biden discutirá financiamento de medidas em favor do meio ambiente
Os Estados Unidos pretendem tratar do financiamento para o combate às mudanças climáticas durante a programação da Cúpula de Líderes sobre o Clima, que começa nesta quinta-feira, 22, com presença confirmada de 40 líderes mundiais. O assunto, que é uma das principais bandeiras do governo Jair Bolsonaro na seara ambiental, será tratado em uma "sessão-chave" da cúpula...
Os Estados Unidos pretendem tratar do financiamento para o combate às mudanças climáticas durante a programação da Cúpula de Líderes sobre o Clima, que começa nesta quinta-feira, 22, com presença confirmada de 40 líderes mundiais.
O assunto, que é uma das principais bandeiras do governo Jair Bolsonaro na seara ambiental, será tratado em uma "sessão-chave" da cúpula já na quinta-feira, de acordo com auxiliares do presidente americano. A expectativa de países em desenvolvimento é que Biden anuncie um pacote de ajuda internacional para o combate a mudanças climáticas.
No entanto, ainda que o tema prioritário da política climática de Bolsonaro faça parte da agenda da Cúpula, integrantes do governo brasileiro foram avisados de que não devem esperar grandes anúncios com relação ao envio específico de recursos para o combate ao desmatamento da Amazônia, solicitados pelo presidente brasileiro em sua carta a Joe Biden. A Casa Branca quer ver, antes de mais nada, redução na destruição da floresta amazônica.
"Em termos de financiamento, continuamos a focar nossa conversa em torno das medidas que precisam ser tomadas para deter o desmatamento ilegal - o compromisso do presidente Bolsonaro - ao invés de olhar para fluxos de financiamento específicos", diz Ned Price, porta-voz do Departamento de Estado americano. "Esse tem sido o foco até agora. Gostaríamos de ver passos muito claros e tangíveis para aumentar a fiscalização efetiva e um sinal político de que o desmatamento ilegal não será tolerado no futuro", afirma.
"O financiamento é crítico, e tem um papel vital em acelerar a construção de um futuro resiliente e de uma economia de energia limpa. Esta será uma sessão-chave da Cúpula de Líderes", acrescenta um auxiliar da Casa Branca.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
ANTÔNIO
2021-04-22 11:01:56Os americanos querem um "sinal político" por parte do Brasil, ou seja, a demissão do Salles. Esse advogado de grileiro já está na panela há muito tempo.
Jose
2021-04-21 13:43:04Vamos lá. O Orçamento anual do governo é de 500 bi dólares por ano. Alguém pode justificar que um governo não tenha 1 bi desses 500 bi para proteger os recursos naturais publicos de metade do Brasil? Sem contar que o próprio Bozo jogou fora 200 milhões de dólares que o governo norueguês queria dar para o Brasil frear o desmatamento. O governo bozista não tem credibiidade. Eles querem mesmo é dar terra para grileiro e criar uma milícia ambiental para defender os que desmatam.
Eugenio
2021-04-21 13:09:18Creo que os militares e o governo tem uma estratégia pragmática, para o controle e a exploração da Amazônia; com criatividade e planejamento, defender a soberania da biosfera para as futuras gerações de brasileiros, é a consigna dos bravos.
EDIRVAL
2021-04-21 12:45:36Nunca vi na história um ministro do meio ambiente que é a favor do desmatamento e daqueles que destroem a Amazônia. Que governo é este? O pior é saber que desperdicei meu voto...