O descompasso inicial da CPI da Covid
Os primeiros passos da CPI da Covid dão sinais de falta de sintonia entre os senadores que compõem a comissão. Entre ideias e sugestões variadas, falta coordenação no desenho das ações iniciais do colegiado, embora o acordo que definiu a composição da cúpula do colegiado esteja selado. A CPI será instalada às 10 horas da...
Os primeiros passos da CPI da Covid dão sinais de falta de sintonia entre os senadores que compõem a comissão. Entre ideias e sugestões variadas, falta coordenação no desenho das ações iniciais do colegiado, embora o acordo que definiu a composição da cúpula do colegiado esteja selado.
A CPI será instalada às 10 horas da próxima terça-feira, 27, segundo informou Rodrigo Pacheco a parlamentares. A sessão deve confirmar Omar Aziz na presidência da comissão, Randolfe Rodrigues na vice-presidência e Renan Calheiros na relatoria. A eleição ocorrerá de forma semipresencial.
O primeiro plano de trabalho da CPI saiu das mãos de Alessandro Vieira, que ocupará uma cadeira de suplente no colegiado. A divulgação do planejamento informal incomodou uma ala de senadores autointitulados independentes, que argumentam que a apresentação do roteiro cabe a Renan Calheiros.
"Parece que nunca participaram de CPI. Quem apresenta plano de trabalho é o relator, com votação no colegiado para a aprovação ou não", comentou um congressista, em conversa com Crusoé. O roteiro de Vieira, no entanto, foi endossado por parlamentares da oposição.
O plano prevê a tomada de depoimentos do ministro da Economia, Paulo Guedes, a contragosto de Aziz, e de nomes que comandaram o Ministério da Saúde. O documento ainda coloca no horizonte quebras de sigilo bancário, fiscal, telefônico e de dados de autoridades.
De forma paralela, Renan Calheiros, responsável pela apresentação do documento oficial, elabora um plano distinto, numa linha direta com Aziz. Os dois pretendem dar largada ao trabalho esmiuçando os motivos que levaram à queda dos ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich. Só na sequência a ideia é ouvir Eduardo Pazuello. Renan também pretende criar quatro sub-relatorias, como a de estados e municípios.
Em outra ponta, Eduardo Girão, que lançará candidatura avulsa à presidência da comissão, informou a Crusoé que está desenhando seu próprio roteiro da CPI. Como mostrou a reportagem, o parlamentar governista defende a convocação do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal.
Marco Aurélio Mello é relator da ação que garantiu autonomia aos estados e municípios na adoção de medidas de combate à Covid. A cautelar concedida por Mello no início da pandemia foi posteriormente referendada por unanimidade pelo plenário da corte.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
MARISTELA
2021-04-21 12:50:33Renan calheiros como relator é piada de mau gosto. Desanimador
André
2021-04-20 21:34:58Kkkk. Bandidos investigando bandidos......kkkkk. Povo de merda. Justiça de merda.PAÍS DE MERDA.
Marcelo
2021-04-20 18:01:40Que despaltério é esse de convocar o Ministro Marco Aurélio. O que tem haver. Esses governistas parecem que fumaram algo. Não estão levando a sério a situação.
Roberto
2021-04-20 11:57:13Como sempre as raposas fazendo o que gostam: joguinhos políticos para levar vantagem e roubar dos trouxas dos contribuintes.
Jose
2021-04-20 09:33:30Como eu falei antes, creio que a CPI não resolverá nada. A solução para o Brasil é a prisão imediata do Bozo. O resto é igual ao kit preventivo que o doutor genocida prescreveu para a população: não tem efeito algum!
Afranio
2021-04-20 08:35:48Essa Carniça chamada Crusoe agora está desvalorizando a CPI apenas porque Tenan Calheiros pode não ser o Relator. É de uma leviandade terrível essa Canalhada Crusoe.
Carlos
2021-04-20 08:19:38Não deixa de ser curioso um veículo de comunicação ainda movimente seus editores para produzir uma matéria na qual um nome como Renan Calheiros é o relator. Cao Hering
Maria
2021-04-20 07:50:43CPI com Renan Calheiros como relator. Agora vai! Que tristeza, meu Deus! MS