A investida da Rede para evitar que os decretos das armas entrem em vigor
A Rede Sustentabilidade pediu na tarde desta sexta-feira, 9, que a ministra Rosa Weber (foto), do Supremo Tribunal Federal, suspenda a entrada em vigor de quatro decretos presidenciais que flexibilizaram as regras para a aquisição e o porte de armas até que o plenário da corte avalie a constitucionalidade das normas. Em princípio, o Senado analisaria...
A Rede Sustentabilidade pediu na tarde desta sexta-feira, 9, que a ministra Rosa Weber (foto), do Supremo Tribunal Federal, suspenda a entrada em vigor de quatro decretos presidenciais que flexibilizaram as regras para a aquisição e o porte de armas até que o plenário da corte avalie a constitucionalidade das normas.
Em princípio, o Senado analisaria o caso na última quinta-feira, 8. As quatro propostas do PT que visavam sustar efeitos das normas, no entanto, foram retiradas de pauta a pedido do relator, o senador Marcos do Val, do Podemos do Espírito Santo. Como os projetos não foram votados, as regras passarão a valer na terça-feira, 13.
O Supremo tem um julgamento sobre a constitucionalidade dos decretos agendado. A deliberação, marcada para começar na próxima sexta-feira, 16, ocorrerá no plenário virtual, modelo em que os ministros depositam os votos ao longo de uma semana.
Antes do julgamento, portanto, os decretos passariam a ter validade. Para evitar a vigência, a Rede pediu que Rosa Weber, relatora das ações diretas de inconstitucionalidade, decida, excepcionalmente, de forma monocrática. O partido argumentou que, se entrarem em vigor, as normas "surtirão efeitos imediatos nefastos para a política de segurança pública, como o aumento da criminalidade e das mortes dos mais vulneráveis".
Os decretos do presidente implementam um "pacote de mudanças" na legislação. As regras ampliam, de quatro para seis, o número de armas de uso permitido para pessoas com Certificado de Registro de Arma de Fogo. Profissionais das Forças Armadas, policiais e membros da magistratura e do Ministério Público, pelos dispositivos, poderão adquirir mais duas armas de uso restrito.
Os textos preveem a possibilidade de substituição do laudo de capacidade técnica, exigido por lei para colecionadores, atiradores e caçadores, por um “atestado de habitualidade”, quando o desportista tiver frequência mínima de seis jornadas, durante o ano, em estande de tiro.
Os decretos permitem também que atiradores e caçadores comprem até 60 e 30 armas, respectivamente, sem autorização expressa do Exército. Ainda elevam, de 1 mil para 2 mil, a quantidade de recargas de cartuchos de calibre restrito que podem ser compradas por desportistas ao ano. Partidos argumentam que as normas mudaram significativamente o Estatuto do Desarmamento, o que só poderia ser feito por lei.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Angela
2021-04-13 04:18:10O filhinho miliciano precisa de mais armas para o tráfico de drogas. coitadinho!!
SERGIO
2021-04-11 18:19:14Para que servem esses mais de 600 parasitas inúteis do Congresso Nacional, já que tudo é resolvido pelo Supremo? Fecha logo essa inutilidade, economiza alguns bilhões e o STF continua legislando, como já está fazendo.
Maria
2021-04-11 09:23:09Precisamos, urgentemente, de uma nova constituição mais enxuta e específica, como a carta americana. Isso de governos governarem por decretos tem que acabar. MS
Odete6
2021-04-10 02:30:00Que aprovem e enrigeçam ainda mais as leis que proíbem as imbecilidades armamentistas!!!! Enjaulem traficantes, milicianos, marginais e violentos de toda ordem que exibam armas ou sejam pegos armados!!!!! Cadeia pra quem faz apologia às armas e à violência!!!!
Nyco
2021-04-09 22:37:34Esse imbecilizado MENEZES88 vai se obrigar a enfiar os quatro dedos no forever e rasgar com a reeleição do PR Bolsonaro, ANOTEM aí.
Newton
2021-04-09 20:40:10Povo armado não é escravizado!
MENEZES88
2021-04-09 18:31:57O DISCURSO DO GADO JÁ SABEMOS, AGORA ELES SÃO TÃO IDIOTAS QUE NÃO PERCEBERAM AINDA É QUE O CERCO ESTÁ SE FECHANDO E O RESULTADO VAI SER A CABEÇA DO PALHAÇO NUMA BANDEJA. O BOZO NÃO DURA MAIS 6 MESES⏳⏱ 🚔⚔🗡☠ FORÇA E HONRA A TODOS OS GUERREIROS DE VERDADE!! UMA SÓ JUSTIÇA SOB A LEI
Mario
2021-04-09 17:21:41Se entrarem em vigor os sem terra, invasores de terras, invasores de imóveis urbanos, ladrões e assaltantes terão problemas. Alguém precisa defender os colegas de profissão. Como os políticos de esquerda poderão dar apoio às invasões se o pessoal lá dentro está armado???? Aí o político fica desmoralizado.