Aniversário de 30 anos do Mercosul tem discussão entre Argentina e Uruguai
O presidente da Argentina, Alberto Fernández (foto), e do Uruguai, Luis Lacalle Pou, discutiram em uma reunião virtual para comemorar os 30 anos do Mercosul nesta sexta, 26. Em sua fala, o uruguaio disse que o Mercosul precisa avançar em negociações com outros blocos. "Nós não estamos contentes. Achamos que é muito bom sentar-se à...
O presidente da Argentina, Alberto Fernández (foto), e do Uruguai, Luis Lacalle Pou, discutiram em uma reunião virtual para comemorar os 30 anos do Mercosul nesta sexta, 26.
Em sua fala, o uruguaio disse que o Mercosul precisa avançar em negociações com outros blocos. "Nós não estamos contentes. Achamos que é muito bom sentar-se à mesa de negociação. Mas a soma de situações que não produzem resultados gera frustrações. O acordo com o bloco europeu, aí temos dificuldade. Trabalhou-se por muitos anos, mas ainda falta muito caminho a percorrer, o que gera certo ceticismo", disse Luis Lacalle Pou. "Outros blocos no mundo que nos últimos 30 anos geraram riqueza e mercados, aos quais o Mercosul não fez um avanço suficiente. Estou falando basicamente da Ásia, onde nossos produtos não competem em igualdade de condições com produtos de outros países que fizeram acordos. Este é o momento para avançar. Obviamente o Mercosul pesa, obviamente que pesa sua produção no sistema internacional. O que o Mercosul não deve e não pode ser é um peso. Não estamos dispostos a fazer dele um colete de força do qual nosso país não pode se mover”, disse Lacalle Pou.
O argentino Fernández respondeu em seguida. “Se nos tornamos um fardo, sinto muito, não queríamos ser um fardo para ninguém. O mais fácil é sair do barco se a carga estiver pesada. Vamos acabar com essas ideias, que não ajudam em nada nossa unidade. Não queremos ser um peso para ninguém. Se somos um peso, que tomem outro barco”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Amaury
2021-03-27 21:27:32Nesta América Latrina, Mercosul tornou-se Merdosul.
MARCIO
2021-03-26 15:41:41Briga ideológica, se Pou fosse comuna igual ele, Fernandez abaixaria a cabeça e concordaria. Esse discurso de "unidade" é típico dessa gente, unidade para não haver oposições, e o Mercosul já é pequeno e insignificante, sem o Uruguai, será menos que nada.
Roberto
2021-03-26 14:19:31Será que isso ainda vale a pena? Depois de 30 anos não deslanchou, entraram as potências regionais Venezuela e Bolívia, e hoje serve mais como cabide de emprego pra muita gente.