Bolsonaro: 'Estamos fazendo e vamos fazer de 2021 o ano da vacinação dos brasileiros'
Em pronunciamento realizado em rede nacional de televisão e rádio, Jair Bolsonaro (foto) defendeu o desempenho do governo federal na compra e disponibilização de imunizantes. "Estamos fazendo e vamos fazer de 2021 o ano da vacinação dos brasileiros", disse, na noite desta terça-feira, 23. O presidente da República falou à nação no dia mais letal da pandemia....

Em pronunciamento realizado em rede nacional de televisão e rádio, Jair Bolsonaro (foto) defendeu o desempenho do governo federal na compra e disponibilização de imunizantes. "Estamos fazendo e vamos fazer de 2021 o ano da vacinação dos brasileiros", disse, na noite desta terça-feira, 23.
O presidente da República falou à nação no dia mais letal da pandemia. Mais cedo, o Ministério da Saúde informou que contabilizou 3.251 mortes provocadas pelo novo coronavírus ao longo das últimas 24 horas, elevando o total a 295.676.
Em um discurso de quase quatro minutos, Bolsonaro disse querer "tranquilizar" os brasileiros quanto à garantia das vacinas e prestou solidariedade às famílias de vítimas da Covid-19. "Quero tranquilizar o povo brasileiro e afirmar que as vacinas estão garantidas. Ao final do ano, teremos alcançado mais de 500 milhões de doses para vacinar toda a população. Muito em breve, retomaremos nossa vida normal. Solidarizo-me com todos aqueles que tiveram perdas em sua família. Que Deus conforte seus corações!".
O presidente prometeu que o Brasil logo será autossuficiente na produção dos imunizantes. "Hoje, somos produtores de vacina em território nacional. Mais do que isso, fabricaremos o próprio insumo farmacêutico ativo, que é a matéria prima necessária. Em poucos meses, seremos autossuficientes na produção de vacinas. Não sabemos por quanto tempo teremos que enfrentar essa doença mas a produção nacional vai garantir que possamos vacinar os brasileiros todos os anos, independentemente das variantes que possam surgir."
Bolsonaro alegou sempre ter dito "que adotaríamos qualquer vacina", desde que aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa. A fala, entretanto, não procede. No ano passado, por exemplo, o presidente desautorizou o então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e cancelou o protocolo de intenção de compra da Coronavac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac e pelo Instituto Butantan, vinculado ao governo João Doria. Na ocasião, disse que o governo não compraria a "vachina".
O contrato para a aquisição do imunizante foi fechado somente em janeiro de 2021, cerca de uma semana antes de a Anvisa aprovar o uso emergencial e temporário da Coronavac. Nas últimas semanas, o próprio governo reconheceu que, não fosse o imunizante, a inoculação dos brasileiros teria atingido até agora números irrisórios de vacinados.
O presidente alegou que, desde o início da crise sanitária, "em nenhum momento" o governo "deixou de tomar medidas importantes" para combater a Covid-19 e o "caos na economia". "Somos incansáveis na luta contra o coronavírus. Essa é a missão e vamos cumpri-la."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Sônia
2021-03-24 14:20:33Dr cloroquina ,resolveu que vacinas ,não fazem mais virar jacaré ?? Psicopata sem caráter
Heraldo Marques Figueiredo
2021-03-24 13:35:42com o espectro do Nove pairando sobre o cenário eleitoral, o cap Clorô muda o tom e, cinicamente, se diz favorável à vacinação. A necessidade é que fazer o sapo andar porque pular ele já sabe.
PAULO
2021-03-24 11:43:08Temos que agradecer a CORAGEM, CAPACIDADE DE GESTÃO E ENTUSIASMO do governador João Doria. Sem às vacinas do Doria, não teríamos vacinas nenhuma. Moro e toda a Lava Jato terão sempre o meu respeito, pois me fizeram acreditar que poderíamos vencer a corrupção, o que hoje tenho dúvidas. João Doria terá sempre o meu respeito, por ter viabilizado às vacinas que salvaram e salvarão milhares de vidas de nosso irmãos. OBRIGADO JOÃO DORIA.
Leonor
2021-03-24 11:29:56Hipócrita. Acéfalo. Psicopata. A mídia tem o dossiê da sua estupidez. De nada adianta o seu cinismo para se manter no cargo.
Marcia
2021-03-24 11:15:51Ué!!!Mudou de ideia?
Góes
2021-03-24 10:11:38O maluco era pra ter começado em 2020
Maria Regina
2021-03-24 09:46:06A prova definitiva e incontentável que o Brasil tem uma quantidade absurda de analfabetos funcionais sera a constatação que muitos ainda acreditam nesse negacionista .Colapso pandêmico ,educacional e moral.Trites tempos.
Wanderlei
2021-03-24 08:25:00Acreditar em mentiroso é furo n'água.
Nilson
2021-03-24 08:06:21Merece um nariz de Pinóquio....
Heloisa
2021-03-24 08:00:54É próprio da sociopatia a mentira contumaz . Mitomaníaco.