Adriano Machado/Crusoé

STJ mantém inquérito sobre sociólogo que comparou Bolsonaro a pequi roído

23.03.21 14:30

O ministro Ribeiro Dantas, do Superior Tribunal de Justiça, rejeitou a suspensão do inquérito aberto pela Polícia Federal para investigar um sociólogo que financiou a instalação de outdoors em Palmas, no Tocantins, que comparam o presidente Jair Bolsonaro a um pequi roído. O caso ainda será analisado pela Quinta Turma da Corte.

No estado, a expressão é usada para dizer que algo é “sem valor ou importância”. Os outdoors continham uma foto de Bolsonaro e as frases “Cabra à toa, não vale um pequi roído, Palmas quer impeachment já” e “Vaza Bolsonaro! O Tocantins quer paz!“. Com base nas peças, a PF investiga o sociólogo por suposto crime contra a honra do presidente da República.

O homem recorreu ao STJ sob a alegação de que as críticas são autorizadas pela Constituição, que protege o direito à liberdade de expressão. Alegou, ainda, que as mensagens nos painéis não apresentam xingamentos nem sugerem qualquer conduta criminosa.

Ribeiro Dantas, no entanto, entendeu que o habeas corpus poderia ser acolhido somente se demonstrada, de modo claro e indiscutível, a ilegalidade da investigação. “Não se vislumbra, ao menos neste instante, a presença de pressuposto autorizativo da concessão da tutela de urgência pretendida”, concluiu o relator ao indeferir a liminar”. 

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. pau que dá em Chico, dá em Francisco...quando só investigavam os apoiadores do presidente, muitos aplaudiram como justa, agora não adianta reclamar. A liberdade, e não só de expressão, é nosso bem maior, mas parece que uma parte de nossa sociedade não está disposta a defendê-la sob qualquer aspecto. Decepção.

  2. A justiça brasileira NÃO É IGUAL para todos. Isso dá um desânimo aos brasileiros que pagam altos impostos para bancar toda essa estrutura. SOCORROOOOOOOO!

Mais notícias
Assine agora
TOPO