Defesa de Lula pede que julgamento da suspeição de Moro não seja adiado
Minutos após a investida do ministro Edson Fachin para adiar o julgamento da suspeição do ex-juiz Sergio Moro, a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto) pediu que o caso seja mantido na pauta da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal desta terça-feira, 9. O habeas corpus em que o petista requer que...

Minutos após a investida do ministro Edson Fachin para adiar o julgamento da suspeição do ex-juiz Sergio Moro, a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto) pediu que o caso seja mantido na pauta da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal desta terça-feira, 9.
O habeas corpus em que o petista requer que os ministros reconheçam que Moro foi parcial no julgamento de seus processos chegou à corte em 2018. Em dezembro daquele ano, Fachin, que atua como relator, e Cármen Lúcia votaram pela rejeição do recurso. A deliberação, no entanto, acabou interrompida por um pedido de vista de Gilmar Mendes.
O caso voltou aos holofotes nesta semana, uma vez que, na decisão em que anulou as condenações de Lula na Lava Jato, Fachin determinou a perda de objeto de dez habeas corpus e de quatro reclamações apresentados pela defesa do petista, entre eles a ação que questiona a parcialidade de Moro.
Ignorando o colega, Gilmar pautou a suspeição do ex-juiz para esta terça-feira. Em um contragolpe, Fachin pediu o adiamento do julgamento e enviou o recurso para que o presidente da corte, Luiz Fux, decida sobre levá-lo a julgamento no plenário do STF, integrado por 11 ministros.
Os advogados de Lula, no entanto, argumentam que, conforme o entendimento da Segunda Turma, o relator do processo "não pode alterar sozinho o órgão julgador — Turma ou Plenário — após já iniciado o julgamento". "Requer-se seja o presente Habeas Corpus, e todos os incidentes a ele relacionados, mantidos sob o crivo do órgão fracionário, de forma que o julgamento iniciado em 04.12.2018 seja retomado e concluído", anotaram.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
JOSE
2021-03-10 00:51:19Pelo visto, os advogados do "Paciente" estão obedecendo aos advogados do bandido.
Arnaldo
2021-03-09 18:17:49É o bandido comandando o STF! Que vexame ministros!
Vera
2021-03-09 16:27:12STF é o circo perverso da inversão de valores, operador de quadrilhas - pobre Brasil.
Sergio
2021-03-09 15:46:16Era uma vez , um cidadão ( EU ) que acreditou que outro cidadão , (ELE ) Bolsonaro fosse nos levar para um BRASIL melhor com mais justiça menos desigualdade e mais honestidade , bem descobri que meu sonho era como um conto de fadas pois ele não existe e nunca vai existir nesse brasil deitado em berço esplendido .
MARIA
2021-03-09 15:38:25Não adia, não!!! Vamos dar mais espaço para o ex-corrupto e sua trupe mostrar ao mundo para o que vieram. Não perceberam, ainda, que o que enxergam no espelho, não está muito longe do que o povo vê. Lula estava muito protegido na cadeia. Precisa enfrentar muito tomate e ovo podre das ruas. No mercado de pet shop não tem espaço para tanto político de estimação, assim. Quem sabe um engole o outro e o brasileiro finalmente vai poder mirar no futuro e seguir em frente.
Nadiejda
2021-03-09 15:31:56Não consigo nem olhar pra cara desse homem corrupto
Ibraim
2021-03-09 14:59:26O corrupto processando o honesto. Q país é esse.