MP junto ao TCU pede suspensão de troca do comando da Petrobras
Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União, Lucas Rocha Furtado pediu que a Corte de Contas proíba, em caráter cautelar, a Petrobras de realizar qualquer atividade relacionada à troca do comando da estatal até que os ministros julguem se o presidente Jair Bolsonaro interferiu na petrolífera. Furtado acionou o TCU após...
Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União, Lucas Rocha Furtado pediu que a Corte de Contas proíba, em caráter cautelar, a Petrobras de realizar qualquer atividade relacionada à troca do comando da estatal até que os ministros julguem se o presidente Jair Bolsonaro interferiu na petrolífera.
Furtado acionou o TCU após Bolsonaro anunciar a indicação do general Joaquim Silva e Luna à presidência da Petrobras, no lugar de Roberto Castello Branco. A palavra final sobre a mudança cabe ao Conselho de Administração da petrolífera -- o colegiado está reunido desde a manhã desta terça-feira, 23.
Bolsonaro investiu na troca em razão da insatisfação com a escalada do preços dos combustíveis. A interferência provocou forte queda da bolsa de valores brasileira, puxada pelo do tombo nos papéis da Petrobras.
Na avaliação do procurador, há indícios de “sobreposição de interesses particulares com fins eleitoreiros ao interesse público e desvio de finalidade do ato administrativo, com ofensa aos princípios constitucionais da legalidade e da moralidade".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Vera
2021-02-24 08:50:58Todas as autoridades preocupadíssimas com a Petrobrás! Onde estavam quando o Lula saqueava a empresa ? O quê essa gente estúpida estava fazendo que não viu ?
Jose
2021-02-23 23:36:04Por que esse esquerdista não impediu os desvios descobertos pela Lava JATO?
Lilian
2021-02-23 19:39:32Tantos crimes e ilegalidades e nenhuma inclinação à punição. Legislativo do cão...
Jaime
2021-02-23 19:38:11Isso pra dizer o mínimo. O que a CVM deve investigar, junto ao Ministério Público, é se alguma ou algumas corretoras venderam ações da PETR4 em volume muito acima do habitual. SE aconteceu, identificar os investidores, os novos milionários do Brasil.
Fernando
2021-02-23 18:42:04Tudo que está acontecendo com a Petrobras não é para proteger ninguém. É tudo populismo eleitoreiro de um conservador liberal fake
Luiz
2021-02-23 18:21:52Alguém poderia informar qual a constituição do conselho de administração da petrolífera e qual o tempo de duração do mandato do presidente da estatal? E também se o colegiado em sua maioria é indicação da União, ou seja, do Presidente da REpública. Ou mudou e o povo não sabe.
João Donato
2021-02-23 17:56:14Com todo respeito ao douto procurador, isso nào parece ser da competência do TCU e sim do STF.
PINTO SEM PINGO NO I
2021-02-23 17:50:15A Petrobras é uma empresa de capital misto. Se o Bolsonaro quer afundar ela, deveria antes negociar a compra das ações dos demais acionistas. Uma empresa séria, toma às suas decisões, levando em conta os interesses dos stakeholders. Qualquer ingerência indevida, que cause prejuízos a empresa, deve ser alvo de investigação. O Presidente da República pode muito, mais não pode tudo. Um país em que os investidores não confiam, não é um país e sim uma republiqueta das bananas.
Sergio
2021-02-23 17:38:08Alguém tem duvidas que a troca e para fins eleitorais ?
Eduardo
2021-02-23 17:31:17PQP , estão esticando a corda de maneira absurda , querem fustigar o Presidente a qualquer preço , qualquer coisa serve , até dizer que a intenção dele é prejudicar o povo . Daqui a pouco eles vão chegar ao fator detonante , e parece que querem isso mesmo , só pode ser ...