Rosa Weber envia à PGR notícia-crime contra Bolsonaro por promoção da cloroquina
O presidente Jair Bolsonaro (foto) corre o risco de responder judicialmente por incentivar o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19. A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, encaminhou à Procuradoria-Geral da República notícia-crime apresentada pelo PDT contra o presidente. Na petição, o partido menciona a produção de 3,2 milhões de...
O presidente Jair Bolsonaro (foto) corre o risco de responder judicialmente por incentivar o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19. A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, encaminhou à Procuradoria-Geral da República notícia-crime apresentada pelo PDT contra o presidente.
Na petição, o partido menciona a produção de 3,2 milhões de comprimidos de cloroquina, discursos de Bolsonaro e o lançamento pelo Ministério da Saúde do aplicativo TrateCov, que, antes de ser retirado do ar, indicava o "tratamento precoce" a pacientes com sintomas que poderiam ou não ser decorrentes da infecção pelo novo coronavírus.
De acordo com o PDT, “houve excessiva difusão da cloroquina, com prováveis ilegalidades no gasto do dinheiro público, quando não há sequer estudo científico que comprove a eficácia do medicamento no combate e prevenção ao novo coronavírus”.
O partido pede que Bolsonaro seja investigado pela suposta "prática dos crimes de emprego irregular de verbas públicas e perigo para a vida ou saúde de outrem", previstos no Código Penal, e pela "dispensa de licitação para a produção de comprimidos de cloroquina".
A remessa dos autos à PGR é um movimento de praxe, uma vez que cabe ao órgão comandado por Augusto Aras avaliar os pedidos de investigação e de diligências. Ainda assim, o despacho ocorre no momento em que outras apurações miram o uso da cloroquina como política pública de prevenção ao coronavírus pelo governo federal.
A distribuição em massa do remédio também deve ser alvo do inquérito que investiga a postura do ministro Eduardo Pazuello durante a crise sanitária em Manaus, no Amazonas, que vivencia a falta de cilindros de oxigênio e de leitos para o atendimento da população.
Em janeiro, uma auditoria realizada pela área técnica do Tribunal de Contas da União, TCU, identificou irregularidades no uso de recursos públicos para a distribuição do medicamento para o tratamento da Covid-19 por meio do SUS.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Luiz
2021-02-23 07:37:51Infelizmente não vai dar em nada, para os amigos tudo para os inimigos a lei. Coitados das famílias mortas pelo covid
Suzane
2021-02-22 11:56:32Parabéns, ministra Rosa Weber! Alguém tinha de dar um basta nesse charlatão da Cloroquina...
ANDRE
2021-02-22 10:32:10Engraçado que, vários países, usando a Hidroxicloroquina, inclusive a Suíça, reduzindo o número de mortos; e essa senhora agora vem com isso. Esses seres só podem ser de outro planeta, não lêem notícias, não se informam. E uma informação para quem disse aqui sobre 240 mil mortos, estatisticamente a gripe nos meses de invernos mata mais do que isso todos os anos, no Brasil
Odete6
2021-02-22 09:59:33Tal qual o marginal luladrão, tudo na vida e todas as condutas desse cara são fake, é inacreditável!!! Olha só isso!!!!.... 》》》》》》》》》 https://www.google.com.br/amp/s/www.em.com.br/app/noticia/politica/2021/02/22/interna_politica,1239668/amp.html
Jose
2021-02-22 08:48:01Aras, de olho no STF, irá cozinhar este processo. Se o Bozo não sinalizar que o Aras será o indicado, o engavetador poderá se tornar um desengavetador. Este é o jogo de Brasília! Interesses individuais first!
Vimar
2021-02-22 07:38:05Augusto....Como é mesmo o nome desse Procura dor...?
Natalia
2021-02-21 20:50:37Rosa Weber só cumprindo o rito. Aras recebe e engaveta e o dinheiro do contribuinte como sempre no ralo... Depois é só ir para os palanques culpar os servidores pelo gasto excessivo dos recursos. Brasileiro é um povo servil, não adianta mudar as figurinhas, que o jogo será sempre o mesmo!
Max
2021-02-21 19:26:44Esqueçam, Aras vai engavetar. Para ele, quanto mais engavetamentos contra o Jair, contra o clã, ministros do executivo e amiguinhos privilegiados, mais aumentarão suas chances de indicação para o STF.
Marcelo
2021-02-21 17:39:47Espero que não dê em pizza. O DINHEIRO PÚBLICO não ė dele. Na esfera pública, só fazemos o que está previsto em legislação, não o que está na cabeça do gestor público.
Sônia
2021-02-21 17:24:28AINDA BEM QUE UM MINISTRO DO STF RESOLVEU OLHAR PELO BRASIL