Bolsonaristas sinalizam nas redes que caos nos EUA pode ser prévia para 2022
Bolsonaristas usaram as redes sociais para endossar e aplaudir a atitude de manifestantes pró-Trump que invadiram o Capitólio durante a sessão que atestaria a vitória de Joe Biden. A postura sinaliza que o caos instalado no país americano em meio à insistência do atual presidente dos Estados Unidos em deslegitimar o resultado das urnas pode...

Bolsonaristas usaram as redes sociais para endossar e aplaudir a atitude de manifestantes pró-Trump que invadiram o Capitólio durante a sessão que atestaria a vitória de Joe Biden. A postura sinaliza que o caos instalado no país americano em meio à insistência do atual presidente dos Estados Unidos em deslegitimar o resultado das urnas pode ser um prenúncio do Brasil de 2022, caso o plano de reeleição do chefe do Planalto fracasse.
O influenciador digital Leandro Ruschel insistiu na tese de fraude nas eleições norte-americanas, rejeitada por autoridades eleitorais dos partidos Democrata e Republicano e por diversos tribunais estaduais e federais, e afirmou que “democratas utilizaram o vírus chinês para arruinar” o pleito. “A divisão política no país atingiu um nível de combustão não vista em décadas, após a manipulação eleitoral”, escreveu.
O bolsonarista ainda ironizou o fato de o presidente eleito dos EUA, Joe Biden, ter apelado a Trump que fosse à televisão para pedir “o fim do cerco”. “Interessante, antifas passaram o ano destruindo as cidades e ele nunca falou uma palavra contra o grupo”, declarou Ruschel, em referência ao movimento antifascista, culpado por Donald Trump pela violência registrada em alguns dos protestos que tomaram o país contra a morte de George Floyd.
Conhecido como Allan Terça Livre, o blogueiro Allan dos Santos fez publicações mais sóbrias, mas não deixou de demonstrar apoio. Antes da invasão, limitou-se a dizer que hoje é “o dia D”. Após o ato, retuítou a seguinte mensagem: “Engraçado ver os liberais de repente tão contrários a protestos. Esquisito”.
A youtuber Bárbara Zambaldi foi além. Dona do canal “Te Atualizei” e seguida por ministros do governo Bolsonaro, ela afirmou que “o povo” adentrou o Capitólio por não aceitar “a vontade da maioria ser suprimida pelo estado”. “O que estamos vendo é uma última tentativa de resistência frente ao totalitarismo. Em breve no Brasil”, emendou.
Os perfis dos três bolsonaristas estão entre os 11 canais identificados pelo ministro Alexandre de Moraes como integrantes de um “mecanismo coordenado de criação e divulgação” de notícias falsas no âmbito do inquérito que investiga ataques a integrantes do Supremo Tribunal Federal e a difusão de fake news.
O episódio dos EUA foi repudiado por diversas autoridades brasileiras. Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso declarou que “apoiadores do fascismo mostraram sua verdadeira face: antidemocrática e truculenta”. Rodrigo Maia chamou a invasão de “ato de desespero" e Davi Alcolumbre observou que as cenas "são inaceitáveis em qualquer democracia e merecem o repúdio e a desaprovação de todos os líderes com espírito público e responsabilidade".
O paralelo entre os cenários brasileiro e norte-americano não se restringe ao afã dos extremistas em desenhar a realidade conforme lhes convém. Bolsonaro também costuma emular Trump ao contestar o sistema eleitoral.
O próprio presidente da República defende a retomada do voto impresso e, em 2020, chegou a dizer que tinha provas sobre uma possível fraude em 2018, alegando que logo as apresentaria. No entanto, não o fez até hoje.
À época, o Tribunal Superior Eleitoral rebateu as declarações e reafirmou a “absoluta confiabilidade e segurança do sistema eletrônico de votação e, sobretudo, a sua auditabilidade”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Sergio
2021-01-08 11:50:25quem não for bolsonarista deve começar a se armar para o estar preparado para o que esta por vir !
Edgar
2021-01-07 18:04:24Nem por isto vamos nos intimidar. 2022 é ano que vem. "Lavando a Alma".
Getulio
2021-01-07 16:09:33Ora, não se insinue que a invasão do Capitólio por hordas de fanáticos derrotados repete a Marcha Sobre Roma, de 1922. Se há semelhanças, registrem-se logo as diferenças. Queimado pelo dragão que aleitou, o Partido Republicano torrou ativos e oportunidades, finalmente se curvando à vontade popular. E teve de dar a César o que é dele. A Marcha sobre D.C. não resultou na formação de um partido fascista, totalitário. Redundou na aceitação da vitória suada dos Democratas, inclusive no Senado.
ZILDA
2021-01-07 13:06:27Fora Bolsolula!!
Raimundo
2021-01-07 13:00:30bozo é um idiota, ele não vê que ele está perdido com o povo
Scully
2021-01-07 11:33:42Que pensem. Seu destino está traçado: o desprezo e a insignificância histórica. Se sobrar alguma coisa, será a memória do genocídio provocado pela indústria cultural bolsonarista em tempos de COVID e a vergonha de ter como líder um presidente de nível tão baixo. Há... e o alívio quando ele se for... é o que restará depois do estrago imensurável em termos materiais e humanos que ele causou.
Natalia
2021-01-07 11:13:02Solução simples: Sérgio Moro 2022!
PAULO
2021-01-07 09:52:56"O imbecil jamais deixará de ser imbecil." Dizem que existem estes blogueiros apoiadores do Bolsonaro que escrevem absurdos. Que existe um tal gabinete que para mim deve ser de idiotas. Se ameaçarem alguém devem responder por isso. Agora no que tange as fake news é enxugar gelo. Para mim, infelizmente, isso faz parte do jogo. Veja se alguma notícia falsa prospera aqui nos comentários da Crusoé, não. Aqui temos nós leitores informados para se contrapor. Esse é o jogo que deve ser ampliado.
Carlos R
2021-01-07 09:34:20Emenda 25, Seção 4 - Sempre que o vice-presidente e a maioria dos principais oficiais dos departamentos executivos (Ministros) ou de qualquer outro órgão que o Congresso possa por lei estabelecer, transmita ao presidente pro tempore do Senado e ao presidente da Câmara dos Representantes suas declaração de que o Presidente está impossibilitado de exercer os poderes e deveres de seu cargo, o Vice-Presidente assumirá imediatamente os poderes e deveres do cargo de Presidente Interino.
ANDRE OLIVEIRA MIZUNO
2021-01-07 09:21:39Resta dúvida que Bolsonaro, o Incompetente do século, está pavimentando o caminho para a ruína das próximas eleições ? Ele tem a "coragem" de dizer que a própria eleição foi fraudada. Um País de 200 Milhões de habitantes não é capaz de "pinçar" um cidadão republicano e honesto para nos comandar ? Estamos há 20 anos sendo governados do esgoto. É urgente a escolha de uma liderança capaz de trazer paz, razão, ordem e progresso ao povo brasileiro.