Após fake news sobre Boulos, STF coloca blogueiro bolsonarista em prisão domiciliar
A Polícia Federal cumpre na manhã desta terça-feira, 17, mandado de busca e apreensão na casa do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio. A ação é realizada no âmbito do inquérito que investiga a promoção de atos antidemocráticos. O blogueiro foi levado para depor na Polícia Federal e, a partir de agora, ficará em prisão domiciliar e...
A Polícia Federal cumpre na manhã desta terça-feira, 17, mandado de busca e apreensão na casa do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio. A ação é realizada no âmbito do inquérito que investiga a promoção de atos antidemocráticos. O blogueiro foi levado para depor na Polícia Federal e, a partir de agora, ficará em prisão domiciliar e com uma tornozeleira eletrônica.
De acordo com o ministro Alexandre de Moraes, Eustáquio teria descumprido as medidas restritivas impostas pelo Supremo Tribunal Federal na investigação sobre os atos antidemocráticos. Eustáquio chegou a ser preso em junho, mas foi colocado em liberdade por Moraes mediante a proibição de utilizar redes sociais e se ausentar de Brasília.
"Impedido de frequentar as redes sociais, em data recente, o investigado desrespeitou a ordem judicial e foi autor de inúmeras fake news em que imputou crimes a candidato a prefeito de São Paulo, sendo necessária ordem judicial da 2ª Zona Eleitoral de São Paulo para retirar o conteúdo", afirma Moraes em sua decisão.
A fake news citada na decisão de Moraes é sobre uma empresa contratada pela campanha de Guilherme Boulos, do PSOL, candidato à Prefeitura de São Paulo, que, segundo Eustáquio, seria fantasma. A informação falsa virou notícia após ser utilizada por Celso Russomanno, do Republicanos, para atacar Boulos em um dos debates eleitorais.
"Como se vê, os fatos revelam-se gravíssimos. O investigado insiste em descumprir as medidas que lhe foram impostas em verdadeira afronta ao órgão judiciário e à administração da Justiça", completa Moraes.
Procurado, Eustáquio de manifestou por meio de sua assessoria de imprensa e afirmou que a prisão domiciliar imposta pelo STF "é ilegal, imoral e inconstitucional por crime de opinião, sendo assim rasgada a Constituição Brasileira."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
ARTHUR
2021-03-29 08:00:14Segue o enterro do judiciário pelo STF.
Nádia
2020-11-19 03:01:48Esse Sr eustáquio, Youtuber, realizador de vídeos sensacionalistas lamentáveis.. descumpriu a ordem judicial q lhe impunha medidas restritivas.. e tanto se ausentou de bsb, quanto publicou em rede social, ambas ações proibidas. A notícia falsa, a última, só é referida por moraes para retirar as publicações com o conteúdo falso. A questão é sr eustáquio achar q não precisa cumprir medida judicial. Parece pensar q para ele deveria ser diferente do q é para outros cidadãos.. por que, pq seria?
Alberto, o de sempre
2020-11-17 23:33:03Que "maravilha"! André do Rap, narcotraficante. saiu pela porta da frente do "stf" e em seguida fugiu. Oswaldo Eustáquio, jornalista, é preso pelo cabeça de ovo FDP porque foi a São Paulo fazer uma denúncia e não pediu autorização. ATENÇÃO, senhores militares: TEM QUE DESTITUIR ESSA CORJA DE CANALHAS, JÁ! O que é que estão esperando?
Marcia
2020-11-17 22:24:41É lamentável ver o que se escreve nesta revista! Continuam chamando o jornalista Eustáquio de blogueiro e ainda dizer que suas denúncias são fake news! Um jornalista premiado,que tem a coragem de dizer as verdades, simplesmente é condenado por uma mídia corrupta e tendenciosa, uma vergonha!
Brasilino
2020-11-17 21:19:06O engraçado é que o ministro declara que o jornalista propagou fake news mas não menciona qual ou quais foram as fake news. Engraçado também é que a Crusoé nomina o Eustáquio como "blogueiro" quando o mesmo é, em verdade, jornalista. Nomina, por exemplo, o "Verdevaldo" como jornalista quando em verdade o mesmo não é jornalista.
MARCOS
2020-11-17 21:02:40Simples: O blogueiro PROVA as suas afirmações e sai rindo disso tudo. Se for fake, deve ser preso em presídio estadual.
Nádia
2020-11-17 19:53:58Agora melhorou.. resolveu repetir o nome de vez em quando e ir respondendo.. kkkk pra não ficar tão na cara.. De nada..!!! É sempre bom ajudar as pessoas pra não passarem tanta vergonha fazendo papel de bobo.. kkkkk
Mauricio
2020-11-17 18:53:41Estou com vergonha do que leio aqui. Um cidadão calado sem processo por crime de opinião. Sem o devido processo legal. Pelo juiz que julga e investiga e que não permite acesso ao advogado. que tem interesse no processo. por favor registrem aqui QUAL É OU FOI A FAKE NEWS???? QUALQUER UMA, DESDE O COMEÇO DA censura/prisão DESTE CIDADÃO. por favor gostaria de saber e peço alguém registre aqui. QUAL É OU FOI A FAKE NEWS???? o que justifica calar alguém desta forma?
Fabio
2020-11-17 18:15:26Então deu tempo de investigar, chegar à conclusão de que a empresa é mesmo idônea e o questionamento do jornalista (a maneira pejorativa como o definem me deixa cada vez mais em dúvida sobre estar assinando uma revista composta por jornalistas ou se estou em algum grupinho de rede social) foi classificado como fake news. Resolvi assinar após a censura que receberam do STF (e que boa parte da grande mídia ignorou) mas parece que a indignação toda não foi pelo ato em sim pelo em si...
Edgar
2020-11-17 17:29:53A censura é sob todos os aspectos odiosa. Espalhar notícia falsa tem que ter uma censura e não somente isto mas uma punição exemplar, pois não se pode admitir ofensa à honra e à dignidade da pessoa.