Após mudanças na Palmares, parlamentar quer homenagens a personalidades negras no Senado
Ao longo das últimas semanas, o presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, tem retirado da lista de personalidades negras da entidade nomes alinhados à oposição ao governo federal, como a ex-ministra Marina Silva. Em um outro movimento, na quarta-feira, 11, Camargo mudou as regras para a seleção e publicação de biografias, garantindo que, a partir...
Ao longo das últimas semanas, o presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, tem retirado da lista de personalidades negras da entidade nomes alinhados à oposição ao governo federal, como a ex-ministra Marina Silva.
Em um outro movimento, na quarta-feira, 11, Camargo mudou as regras para a seleção e publicação de biografias, garantindo que, a partir de dezembro, a lista faça somente homenagens póstumas. A investida levará à exclusão de nomes conhecidos do grande público, como os dos cantores Gilberto Gil, Elza Soares e Martinho da Vila.
Para driblar as restrições, o senador Fabiano Contarato (foto), da Rede do Espírito Santo, pediu ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que a casa retome a concessão da Comenda Senador Abdias Nascimento, voltada a personalidades que tenham oferecido contribuição relevante à proteção e promoção da cultura afro-brasileira.
"Frente à omissão e à irresponsabilidade do governo federal na condução da
importante missão de combater o racismo no Brasil, é essencial que o Senado Federal não só desempenhe seu papel de fiscalizar a Administração Pública, mas também ofereça uma alternativa para garantir que personalidades negras sejam reconhecidas e celebradas", escreveu no ofício.
Para a retomada das homenagens, o Conselho da Comenda Senador Abdias Nascimento precisa ser constituído, a fim de abrir período para o recebimento de indicações, deliberar e realizar a seleção dos possíveis agraciados.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Edmundo
2020-11-14 00:48:47Senador tem coisa importante neste país que precisa de seu voto. Como o nome de minha rua!kkk
ANTONIO
2020-11-13 14:15:41Nada contra as minorias...mas tem coisas que não cabe ao congresso decidir.
ANTONIO
2020-11-13 14:14:13Esses homo deveriam continuar no guarda roupa.
ANTONIO
2020-11-13 14:13:19Baldão!!!!