Comissão de Ética e Pesquisa defende retomada de testes da Coronavac
Responsável pela segurança e defesa de voluntários de ensaios clínicos, a Comissão Nacional de Ética e Pesquisa, Conep, defendeu nesta terça-feira, 10, a continuidade dos testes da vacina Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac. O colegiado ressaltou que o "evento adverso grave não esperado" citado pela Agência Nacional de...
Responsável pela segurança e defesa de voluntários de ensaios clínicos, a Comissão Nacional de Ética e Pesquisa, Conep, defendeu nesta terça-feira, 10, a continuidade dos testes da vacina Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac.
O colegiado ressaltou que o "evento adverso grave não esperado" citado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para interromper os estudos não guarda qualquer conexão com eventuais efeitos colaterais do imunizante. Mais cedo, a TV Cultura revelou que o caso refere-se ao suicídio de um voluntário.
Todos os projetos de pesquisas clínicas no Brasil passam pelo crivo da Anvisa e do Conep. Cabe aos dois órgãos as decisões sobre a suspensão e continuidade dos ensaios. “Entendemos que o óbito do voluntário não estava relacionado à aplicação da vacina, por isso optamos por não suspender os ensaios e recomendamos que os pesquisadores nos trouxessem apenas a avaliação final de seu comitê independente”, disse o coordenador da comissão, Jorge Venâncio.
A Anvisa comunicou a interrupção do estudo clínico na noite de segunda-feira, 10, sem entrar em detalhes. Hoje, em coletiva de imprensa, o órgão regulador informou que a área técnica optou pela suspensão temporária, "como prevê o protocolo", porque, em canais oficiais, recebeu "informações incompletas" sobre o "evento adverso grave".
"A decisão tomada ontem era a única a ser tomada. Em sede de dúvida: você para, obtém as informações necessárias, autoriza ou não o prosseguimento", disse o diretor-presidente da agência, Antônio Barra Torres, ressaltando que a palavra final cabe à Gerência Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa.
O gerente-geral do departamento, Gustavo Mendes, adiantou que uma nova posição da agência sobre a paralisação dos testes da Coronavac só será tomada após manifestação do comitê internacional independente.
“A nossa posição só vai ser alterada quando, primeiro, tivermos acesso a todos os dados necessários. E há o comitê independente: precisamos do olhar independente sobre o fato, os dados que foram gerados. Precisamos dessas informações para tomarmos uma decisão.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Cesar
2020-11-11 08:59:08Não tenho dúvidas de que a intenção do Bolsonaro em “foder com o Dória”suspendendo os testes com a vacina vai ser um tiro político no pé! Advento grave não esperado é o Bolsonaro!!
Hildemario
2020-11-10 22:30:18Coronavac mexe com a menina dos olhos de Dória, porque será?
Antonio
2020-11-10 20:48:06qualquer vacina que atender todos os requisitos em eficiencia deve ser usado.
André
2020-11-10 20:36:23Porque tanto interesse nessa vacina da China? Vão ganhar bilhões comprando a vacina de quem produziu o vírus. Porque o Covas, Doria, não aplicam neles mesmo a vacina, e nas mães deles também? Bandidos, querendo roubar.
Fernando
2020-11-10 20:23:43Imagine o Comitê Internacional ter que decidir se um suicídio tem relação com a vacina. Esses caras da Anvisa perderam totalmente o respeito e a autoridade perante o órgão. O BOZO quer é desacreditar as instituições e gerar o caos. É o espírito do bandido que tentou explodir a estação de tratamento de água do Rio de Janeiro.
Moso
2020-11-10 17:43:04Total incompetência! É um Brasil perdido, com sucessivos governos de gente burra e corrupta.
Palhaço Bozo
2020-11-10 17:25:10Quando os entes não se comunicam quem sofre é o cidadão pagador de impostos. Era só uma ponta contatar a outra ponta e dizer que precisava de mais informações ou seria obrigada a suspender os testes. Isso foi feito? Provavelmente não, pois virou rinha política ideológica do Bolsonaro que ta se lixando para a pandemia, para o vírus e para as pessoas morrendo por causa dele. Seu único interesse é ferrar com o Dória.
Maria
2020-11-10 17:16:21Anvisa mostrou que está aparelhada pelo Bolsonaro e sua corja
Wanderlei
2020-11-10 17:09:25Quanto antes findarem a patacoada melhor.