PF faz busca em casa de ex-presidente da UNE por R$ 26 mi recebidos da Qualicorp
Um dos alvos de busca e apreensão na Operação Triuno, deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira, 22, é o ex-presidente da União Nacional dos Estudantes, a UNE, Augusto Chagas. Ele é investigado por ter recebido, por meio de uma empresa, 26 milhões de reais, entre os anos de 2013 e 2017, da Qualicorp Corretora. Gigante...
Um dos alvos de busca e apreensão na Operação Triuno, deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira, 22, é o ex-presidente da União Nacional dos Estudantes, a UNE, Augusto Chagas. Ele é investigado por ter recebido, por meio de uma empresa, 26 milhões de reais, entre os anos de 2013 e 2017, da Qualicorp Corretora.
Gigante do setor de planos de saúde coletivos, o grupo Qualicorp está na mira da PF suspeita de ter repassado propina para evitar a fiscalização de auditores da Receita Federal. Os pagamentos aos agentes públicos se davam por meio de uma rede de empresas de fachada que se relacionavam com doleiros.
O ex-acionista da empresa, José Seripieri Filho (foto), conhecido como Júnior, também é investigado na operação, mas no despacho que autorizou a busca na UNE, a juíza Michelle Camini Mickelberg afirmou que inexistem “indícios de prova mínimos de sua participação no delito investigado”.
Ao quebrar o sigilo fiscal e bancário da empresa, a PF encontrou os pagamentos para a Brasil Saúde, empresa apontada como de propriedade de Augusto Chagas e que recebeu os 26 milhões de reais.
Segundo a PF, a empresa não tem capacidade operacional e transferiu parte desses recursos para firmas inidôneas. “Esses valores foram posteriormente repassados para empresas controladas por doleiros e remetidos de forma fraudulenta para o exterior”, dizem os investigadores.
A PF ainda afirma que a Qualicorp e a UNE, em 2011, quando Chagas era presidente, assinaram um convênio. "Em outras palavras, Augusto Chagas firmou um convênio em nome da UNE, da qual era à época presidente, com a Qualicorp. Dois anos depois, criou uma empresa, sendo titular de 95% das cotas, que firmou contrato milionário também com a Qualicorp para gestão do relacionamento da Qualicorp com a UNE", destaca a decisão da juíza Michelle Camini Mickelberg, que autorizou a busca contra o ex-chefe da entidade.
Para a magistrada, diante desses fatos, há "sólidos indícios probatórios" de que Augusto Chagas teria firmado contrato "simulado com a Qualicorp para suposto desvio de valores e conversão do dinheiro em espécie ou remessa ao exterior por doleiros”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Maria
2020-10-22 23:29:32Sempre o PT por trás das mutretas....🤮🤮🤮 MORO 2022!!
Sergio
2020-10-22 23:18:25Qualicorp não é a empresa que induziu milhares de pessoas a sair do plano individual e ir para plano CNPJ, alegando redução de 40 % na mensalidade? Só esqueceram de falar que o plano CNPJ fica fora dos reajustes dos planos individuais. Conheço pessoas que mudaram e em 4 anos não conseguiam mais pagar pois os reajustes eram maiores que o plano individual. Aí o sujeito não conseguia mais pagar e ao tentar voltar ao plano individual também não conseguia. Ficava sem plano.
ELIZEU
2020-10-22 21:50:13Ladroes, ladroes!!! Seripieri e Qualicorp! Muita gente, aposentados que ficam sem dormir preocupados sem poder pagar seus planos de saúde para serem roubados assim!!!
ELIZEU
2020-10-22 21:48:14Ladroes! Ladroes! Esses recursos de propina foram roubados de quem tinha e tem plano de saúde via Qualicorp! Seripieri e Qualicorp bandidos! Quanta gente, aposentados que lutam, choram, ficam sem dormir preocupados com seus planos de saúde Qualicorp, sem poder pagar, para serem roubados!!!
Paulo
2020-10-22 20:59:45Impressionante! a "gloriosa"UNE era um dos aparelhos mais atuantes durante todos os governos do PT, embora sempre controlada pelo PCdoB. Parceiros na mutreta, recebendo propina e lavando dinheiro em nome da "defesa dos estudantes". Ladrões também, isso sim.
Jose
2020-10-22 20:13:36Desde a UNE o cara já vislumbrava corrupção! O bozolulismo não tem limites!
MARCOS
2020-10-22 20:07:10Mais um caso para os “ garantistas “ de corruptos abonarem. Agora ficou mais difícil investigar e condenar bandidos, pois chegou mais um no nosso “ supreminho ”.
André
2020-10-22 19:37:33A Qualicorp administrava os seguros de saúde e eu, como filiado ao seguro de saúde Sul América recebia as cobranças pela Qualicorp que surgiu no governo de Lula. Fizeram leis que as empresas de seguro saúde não podiam aumentar os preços das mensalidades, porém a Qualicorp podia e nos impingia aumentos de 20% muito acima da inflação e os preços ficaram proibitivos! Logo percebi a mutreta e achei que o PT estava por trás. Assim que eu pude, me desliguei da Sul América/Qualicorp.