Com voz embargada, Gilmar se emociona em discurso de despedida de Celso
Prestes a se aposentar, o decano do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello, despediu-se nesta terça-feira, 6, da Segunda Turma da corte e ouviu homenagens dos ministros que integram o colegiado, Com a voz embargada, Gilmar Mendes (foto) se emocionou ao discursar. O ministro classificou Celso de Mello como uma "personalidade histórica, um jurista cuja densidade...
Prestes a se aposentar, o decano do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello, despediu-se nesta terça-feira, 6, da Segunda Turma da corte e ouviu homenagens dos ministros que integram o colegiado, Com a voz embargada, Gilmar Mendes (foto) se emocionou ao discursar.
O ministro classificou Celso de Mello como uma "personalidade histórica, um jurista cuja densidade intelectual iluminará gerações". "A densidade de seus votos, a cautela e o esmero no enfretamento de discussões complexas cotidianamente nos rememoram o primoroso valor da missão atribuída à Corte Constitucional Brasileira", disse, após listar votos marcantes do colega.
Gilmar Mendes ainda declarou que "qualquer tentativa de registro do significado da trajetória do decano, contudo, seria certamente incapaz de apreender o simbolismo de sua figura para os membros do tribunal". "A presença de Celso no Supremo não se esgota neste caloroso momento. Será ela constantemente projetada por todos os que creem na relevância da jurisdição constitucional para a construção de uma sociedade democrática e justa."
Na sequência, Ricardo Lewandowski disse que, ao longo dos 15 anos em que conviveu com Celso de Mello no STF, viu que o decano "não apenas conquistou a sabedoria, mas soube usá-la em prol do avanço civilizatório da nação brasileira". Prestaram homenagens, ainda, os ministros Edson Fachin e Cármen Lúcia.
Ao se despedir, Celso agradeceu pelas palavras dos colegas e despediu-se sob aplausos. "O Supremo Tribunal Federal, muito mais do que um órgão incumbido da defesa da Constituição e das liberdades fundamentais, da proteção da República e da própria integridade da ordem constitucional, representa para mim um verdadeiro estado de espírito, presente em minha alma, e, mais do que isso, um estado de espírito que induz à saudade que, para sempre, guardarei dos dias em que permaneci nesta alta Corte judiciária de nosso país”, declarou, com a voz embargada ao final.
Celso de Mello aposenta-se na próxima terça-feira, 13. A última sessão do STF com a participação do ministro ocorrerá na quinta-feira, 8. Na ocasião, o plenário da corte deve julgar o recurso em que a Advocacia-Geral da União pede que seja assegurado ao presidente Jair Bolsonaro o direito de depor por escrito no inquérito sobre a suposta interferência política na Polícia Federal.
O decano da Suprema Corte será substituído pelo desembargador Kassio Marques, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. O indicado de Jair Bolsonaro passa por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado em 21 de outubro.
Em agosto, Celso de Mello completou 31 anos no Supremo. Ele foi indicado ao cargo pelo ex-presidente José Sarney em 1989.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Lucia
2020-10-08 02:36:29Já vai tarde! Pena que outros tantos não possam sair com ele. Este Supremo é o pior que tivemos e com a nova nomeação do plagiador conseguirá a façanha de se tornar ainda pior, se isso é possível!! Teremos numa mesma Corte incompetentes, corruptos, sonsos e fraudadores... a fina flor para decidir os grandes destinos da nação!!
Aguia
2020-10-08 01:41:46Se parece sapo e baba... É UM SAPO.
Gerd
2020-10-07 17:22:04Um calhordas como ele, deveria ter vergonha de citar, entre acertos e erros, o nome de Celso de Mello.
Rimarque
2020-10-07 16:40:08Não podemos dizer o mesmo deste pulha!
César
2020-10-07 16:31:55Chorou porque vai ter que refazer o esquema com o novo que chegou e tb ja chegou todo errado..Pobre STF só tem gente boa. Nivelado por baixo total. Chora não Gilmar tudo vai se resolver rapidinho...
Alberto
2020-10-07 16:17:52Essas lágrimas do ministro Gilmar Mendes me parecem lágrimas de crocodilo. Uma peça teatral.
Juarez
2020-10-07 16:02:04Mentiroso
JOAN
2020-10-07 15:48:09Na frente elogios; por trás, Kassio Marques. #LavaTogaJá! #LavaSTFTb!
PEDRO
2020-10-07 14:44:29Já vai tarde e com ele deveria levar outros .
PEDRO
2020-10-07 14:39:57Esse boca de sapo está emitindo som de boca de jacaré de MT,.com lágrimas de crocodilo .Mentiroso, deveria trabalha em novela.