Um fosso a nos separar
Em diversos países, a população pede a redução do número de parlamentares e de assessores, bem como de suas regalias. Em nenhum deles, contudo, há máquinas tão inchadas quanto a do Congresso brasileiro
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Uma reportagem da última edição de Crusoé mostrou o quanto é inchada a estrutura do Congresso brasileiro. Com auxílios de diferentes espécies para deputados e senadores e gabinetes apinhados de assessores, a Câmara e o Senado custam aos cofres públicos mais de 1,3 bilhão de reais por ano. É algo monumental se comparado a nações mais ricas que já atingiram níveis mais elevados na escala civilizatória e até a outras que estão no mesmo patamar ou abaixo do nosso. Nenhum país do mundo tem mais assessores no Poder Legislativo do que o Brasil. Só a Câmara dos Deputados tem 14.248 secretários, assessores e funcionários em cargos especiais. O Senado tem 5.932 funcionários. São 20 mil pessoas com cargos remunerados para servir às nossas excelências. O Congresso dos Estados Unidos, por exemplo, tem 15 mil assessores. O México, em torno de 6 mil. Em todos os demais países, os parlamentos não somam mais de 4 mil funcionários.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Ronaldo
2021-02-17 14:43:23O congresso nacional é uma fossa em que se despejam dejetos humanos, carniceiros à espera de uma oportunidade, um bando de malfeitores.
Luci Busnardo
2020-12-23 10:05:12Com certeza o povo deveria emcabeçar um movimento deste tipo, pois o Congresso só cortará na própria carne se o povo determinar!
Francisca
2020-10-23 18:31:07Toda essa ostentação e descalabro, que se reproduz em todos os poderes e setores, e a razão pela qual pagamos 5 meses de impostos por ano, e o ministro Guedes quer 6 meses no impostometro, com a CPMF, com o Leão IR, com a arbitrariedade nas precatórias.
Heraldo
2020-10-23 07:37:16O falecido (executado?) deputado Clodovil apresentou em 2008 a proposta de emenda à constituição nr. 280/08 para diminuir a 250 o número de deputados federais. Essa PEC, que visa visa a alterar o Ary 45 da CF foi proposta, portanto, há 12 anos! Por onde andará, ou melhor, onde está parada essa PEC?
Sônia
2020-10-17 15:14:46O povo tem que exigir um plebiscito exigindo a redução em 50% de políticos,acessores e mordomias pagas com o nosso dinheiro! Ou não haverá mais votos,eleitores ! Somente o grito de quem paga estes vagabundos ladrões! Aí essa fossa fétida,vai se extinguir pela lei popular!
Marcos
2020-10-06 07:44:02Os congressistas não querem ouvir a voz do povo. Nós queremos um plebiscito, urgente, para convocar uma Assembléia Constituinte, com o fim específico de fazer uma reforma do estado. Esses constituintes seriam eleitos, somente, para esse fim e não poderiam se candidatar em, pelo menos, 5 próximos pleitos eleitorais. #Reformapolíticajá #Reformatributáriajá #Reformaadministrativajá #Reformajudiciáriajá #Fimdeindicaçõesparatribunais
Ceifador
2020-10-06 02:12:22Parabéns pela reportagem. Continuem assim mostrando as mazelas dos 3 Poderes, prestam um verdadeiro serviço de utilidade pública. Pelo menos parte da população toma conhecimento dessa farra sem freios com o dinheiro público.
Marcos
2020-10-06 00:11:59Plebiscito já! Esses parlamentares nunca votarão para extinguir suas mordomias, penduricalhos e milhares de assessores, tudo pago com o dinheiro dos nossos impostos, portanto cabe a nós assumirmos essa pauta e acabar com essa festança.
Marcos
2020-10-05 23:40:26Precisamos aprovar essas reformas, administrativa, política, tributária, bem como fazer aqui o mesmo que a Itália 🇮🇹 fez, que é a redução em, pelo menos, 1/3 do número de deputados e senadores, além de eliminar todos os municípios incapazes de manterem-se com sua própria arrecadação, assim seriam extintos milhares de cargos de prefeitos, vices, vereadores e todos seus aspones.
CARLOS H
2020-10-05 23:29:35Nunca é tarde para lembrar o país de bananas que somos. Existe coisa muito melhor, lá fora, do que os nossos queridos parlamentares!