Salles e Bolsonaro: incêndios são resultado de 'ações equivocadas do passado'
Em meio a elevados índices de desmatamento e queimadas na Amazônia e no Pantanal, Ricardo Salles (foto) saiu em defesa da política ambiental do governo federal. Ao lado do presidente Jair Bolsonaro, disse que há somente "problemas pontuais" na gestão. "Aqui no Brasil tem reserva legal, tem APP [Área de Preservação Permanente], tem muita coisas...
Em meio a elevados índices de desmatamento e queimadas na Amazônia e no Pantanal, Ricardo Salles (foto) saiu em defesa da política ambiental do governo federal. Ao lado do presidente Jair Bolsonaro, disse que há somente "problemas pontuais" na gestão.
"Aqui no Brasil tem reserva legal, tem APP [Área de Preservação Permanente], tem muita coisas que o Código Florestal protege e que o agricultor, em geral, segue. Tem problemas pontuais? Tem. Mas em geral, é a agricultura que é o grande defensor do meio ambiente. O problema ambiental está nas cidades, o problema é urbano", pontuou.
O chefe do Planalto deu voz ao titular do Ministério do Meio Ambiente na tradicional live de quinta-feira. Em pouco mais de uma hora, os dois culparam o clima e "medidas equivocadas" de gestões anteriores pelo avanço dos incêndios.
O presidente da República voltou a repetir o mantra de que as críticas de países europeus a seu governo são parte de um "jogo econômico". Disse mais uma vez que o Brasil é uma das nações que mais preservam o meio ambiente em todo o mundo e subiu o tom contra brasileiros que sugerem boicote a produtos nacionais devido à degradação. "Idiotas", classificou.
Na lista do que classifica como "erros" dos antecessores de Bolsonaro, Salles incluiu a interrupção do uso do fogo controlado. "O 'fogo frio' é quando você, fora do período seco e quente, coloca fogo de propósito e de forma controlada para diminuir a quantidade de matéria orgânica, como resto de folhas e galhos", pontuou.
"Se você não faz isso durante dois anos, que é o que vem acontecendo lá, aquele material vai se acumulando e secando de tal forma que, quando pega fogo do jeito que está acontecendo agora, pega fogo numa proporção que é muito difícil controlar", disse o ministro, que está há um ano e nove meses.
Na avaliação de Salles, a "perseguição" a pecuaristas no Mato Grosso, por exemplo, também potencializa as queimadas. "O pantaneiro, produtor rural da região, é um colaborador, e a pecuária ajuda a diminuir a matéria orgânica, porque o gado come capim e pasto e não deixa acumular. Vem havendo naquela região –ao contrário do Mato Grosso Sul que controlou esse assunto–, no Mato Grosso, uma perseguição muito grande contra os pecuaristas. Resultado: diminui o gado e aumenta a quantidade de capim e mato. Quando pega fogo, pega fogo em um volume gigantesco.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Silvana
2020-09-25 16:16:08O governo Bolsonaro tem DESPREZO À VIDA. Fora Bolsonaro. Fora Mourão. Fora Ricardo Salles. Fora Militares. Vocês todos ENVERGONHAM o nosso país. IMPEACHMENT JÁ.
Silvana
2020-09-25 16:12:29O governo Bolsonaro NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA o BRASIL. Fora Bolsonaro. Fora Mourão. Fora Ricardo Salles. Fora Militares. Vocês todos ENVERGONHAM o nosso país. IMPEACHMENT JÁ.
Maria
2020-09-25 12:36:47Equivocados foram os nossos votos nesse estrume de gente! NUNCA MAIS VOTAREI EM BOLSONARO !! CULPADO DISSO TD FOI O LULA LADRAO ....que ódio!!!!
Mauro
2020-09-25 08:16:29Onde existem pessoas, há fogo todo período seco no país inteiro, e no mundo. Enquanto o ser humano permanecer neste primitivismo, as queimadas serão inevitáveis, e o planeta irá conviver com o fogo, se regenerando a cada período chuvoso. Não existe poder que possa impedir isto.
Max
2020-09-25 07:21:53Como contribuinte estou decepcionado com a prestação de contas desses administradores da coisa pública que não conseguem explicar o que fizeram ou estão fazendo para controlar o problema das queimadas e ainda colocam a culpa dos desastres nas administrações anteriores. No BR, políticos patéticos se lançam às narrativas de auto proteção ou auto valorização contra às evidências de que estão enganando a sociedade descaradamente.
Elaine
2020-09-25 00:15:51Se a má fé não estivesse escancarada .... “a gente aproveita pra passar uma boiada ..”eu diria que são patéticos de tão grotescos !
Ana
2020-09-24 23:45:45Sugiro ainda que leiam o Laudo Antropologico do Professor Aderval Costa Filho sobre a Comunidade Tradicional da Serra da Canastra , relatos incriveis sobre o manejo do fogo .
Ana
2020-09-24 23:43:37Sugiro que a Crusoé pesquise um pouco mais sobre o fogo controlado . Os Canastreiros por anos a fio fizeram a queimada controlada , absolutamente necessaria para apreservaçao do Cerrado . Foram proibidos e ,depois de alguns anos , o ICMBIO admite a necessidade do fogo controlado . Não sou Bolsonarista nem Lulista nem coisa nenhuma mas deixo aqui o meu registro , vcs precisam voltar às origens ... busquem a verdade , pesquisem sobre o tema antes de repetir bobagens e argumentos rasos .
Claudenor
2020-09-24 23:27:30Pense em dois estrumes! Aliás, ofensa ao estrume, ao contrário dos dois, serve pra adubar e trazer prosperidade.
Bigorrilho
2020-09-24 22:35:47No governo do FHC a imprensa não atribuía a ele o problema dos incêndios.