‘Toffoli é um guardião da Constituição’, diz Alcolumbre, em homenagem ao ministro
O Congresso Nacional realizou nesta quarta-feira, 9, uma homenagem ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, que deixa o comando da corte amanhã. Os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, comandaram o tributo a Toffoli. O ministro do STF Alexandre de Moraes e o presidente do Superior Tribunal de...
O Congresso Nacional realizou nesta quarta-feira, 9, uma homenagem ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, que deixa o comando da corte amanhã. Os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, comandaram o tributo a Toffoli. O ministro do STF Alexandre de Moraes e o presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, participaram do evento.
Durante a homenagem, Alcolumbre entregou a Toffoli a medalha Grã Cruz da ordem do mérito do Congresso, mais alta honraria do Legislativo. O presidente do Senado elogiou o que chamou de “abertura para o diálogo constante” do presidente do Supremo. “Presidir a mais alta corte é tarefa complexa, que exige fibra, coragem, mas também, e principalmente, equilíbrio, maturidade institucional, diálogo constante e o entendimento republicano com os outros poderes da República. São princípios que o ministro Dias Toffoli carregou durante toda sua presidência”, afirmou Alcolumbre.
O senador disse que “Toffoli é um guardião da Constituição” e louvou a conduta do presidente do Supremo de instaurar o inquérito do fim do mundo. “Um inquérito que investiga verdadeiras redes de desinformação, buscando coibir a disseminação criminosa de material, cujo único objetivo é arruinar as instituições”, acrescentou Alcolumbre, que trabalha para conseguir no Supremo votos favoráveis para sua reeleição no comando da casa.
Rodrigo Maia lembrou que a primeira agenda pública de Toffoli, há dois anos, foi com ele, para discutir a destinação de recursos do fundo partidário para campanhas femininas. “Naquela manhã, dificilmente poderíamos imaginar o tamanho dos desafios que estavam à frente”, disse o presidente da Câmara. “Diante de um cenário novo e desafiador, estivemos alinhados”, acrescentou, em referência à pandemia de coronavírus. Para Maia, Toffoli representou o “compromisso com estado democrático de direito” e o “diálogo entre poderes”.
O presidente do STJ, Humberto Martins, afirmou que “Toffoli é do povo” e que o ministro teve “altivez e espírito público” à frente do Supremo Tribunal Federal. “Vossa excelência combateu o bom combate. A sociedade lhe é grata, o Parlamento lhe é grato”, afirmou Martins.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Bartolomeu
2020-09-10 01:24:10Existe alguma diferença do TRIBUNAL SUPREMO DE JUSTICIA, da Venezuela, para este STF imoral que temos no Brasil?
Sinval
2020-09-09 20:23:05O STF mudou seu papel de guardião da Constituição para guardião de corruptos e bandidos.
Cláudio
2020-09-09 19:38:34Esses Senhores vivem em outro planeta numa realidade paralela só deles
Silvia
2020-09-09 19:38:30🤦♂️ meu Deus! Os papéis são invertidos no Brasil. Aqui, o crime compensa!
Takaiuki
2020-09-09 19:28:50Nossos verde são mortos/vivos (ZUMBIS) Pobre e indefeso brasil
Joaquim
2020-09-09 19:21:50Esses dois ai do congresso/senado e o jurista estão espalhando fake News ou é uma comédia para o povo das palavras.
Nilson
2020-09-09 17:41:47Só pode ser considerada a piada do ano, de fato esta gente vive numa bolha.
Ricardo
2020-09-09 17:08:51De fato um grande guardião, sentou em cima dela e depois a chamou de Geni.
Roberto
2020-09-09 17:04:15Essa nossa política cheira a podre de longe... Nem dá para disfarçar e, eles, nem prestam atenção para isso... Pouco importa o ridículo... Continuam em seus desideratos sem olhar o redor... Tristeza...
Sérgio
2020-09-09 16:49:10Lastimável. Mais uma para ridicularizar a nação.