Pivô de debandada na força-tarefa tirou inquérito de Temer da Lava Jato de SP
Pivô do pedido de demissão coletiva da Lava Jato de São Paulo, na última quarta-feira, 2, a procuradora Viviane Martinez tirou do acervo da força-tarefa o inquérito que investiga os supostos pagamentos de propina feitos pela Odebrecht ao ex-presidente Michel Temer (foto). A investigação é aquela na qual Temer teria recebido ao menos 1,4 milhão...
Pivô do pedido de demissão coletiva da Lava Jato de São Paulo, na última quarta-feira, 2, a procuradora Viviane Martinez tirou do acervo da força-tarefa o inquérito que investiga os supostos pagamentos de propina feitos pela Odebrecht ao ex-presidente Michel Temer (foto).
A investigação é aquela na qual Temer teria recebido ao menos 1,4 milhão de reais da empreiteira por meio do amigo João Baptista Lima Filho, o coronel Lima. Segundo a Polícia Federal, os pagamentos foram feitos em espécie na sede da Argeplan, empresa de Lima em São Paulo.
Para executar os supostos repasses ilícitos a Temer a Odebrecht utilizou o esquema de entrega de dinheiro vivo coordenado pelo doleiro Álvaro José Novis, que distribuiu propina da empreiteira para dezenas de políticos alvejados pela Lava Jato em São Paulo e no Rio de Janeiro.
São as provas obtidas pela PF nesse inquérito sobre Temer, como planilhas, áudios e mensagens, quando o caso ainda tramitava no Supremo Tribunal Federal, que embasam investigações da Lava Jato no âmbito da Justiça Federal e Eleitoral em diversos estados.
Apesar disso, Viviane Martinez entendeu que o caso do ex-presidente não tinha conexão com a operação e o redistribuiu para outro procurador do Ministério Público Federal. Essa foi uma das atitudes da procuradora que desagradaram os integrantes da força-tarefa que pediram demissão nesta semana.
Segundo eles, Viviane desconhecia o teor dos inquéritos e redistribuiu casos da Lava Jato para outros procuradores apenas para reduzir o volume de trabalho. O grupo alegou ainda em manifestação enviado ao Conselho do MPF que ela tentou adiar uma operação deflagrada contra o senador José Serra, do PSDB, e barrar novos acordos de delação premiada.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Paulo
2020-09-06 12:09:25São apenas as milícias infiltradas no MP.
Iberê
2020-09-06 08:57:58O que sente o brasileiro entre, orgulho e vergonha, esperança e desesperança, gestão pública e corrupção, congresso e troca-troca, judiciário e sacanagem?
Rodrigo
2020-09-06 06:38:15Estranho. Ao invés de debandar, o grupo deveria ter apontado os equívocos dessa procuradora e ter pedido a saída dela junto aos órgãos de controles internos do MP.
Manuel
2020-09-06 00:05:51Na minha opinião tem mesmo é que distribuir esses inquéritos pois está tudo muito moroso. Já fazem quase dois anos que Temer saiu da presidente e nada.
EDVALDO
2020-09-05 13:08:38Tenho uma séria duvida: O Bolsonaro não tinha declarado que era a favor da lava jato e que ia combater a corrup;ção ?
Odete6
2020-09-05 12:26:50SABE AQUELE RECUO DO MAR PRÉ-TSUNAMI???.... É O MESMO RECUO PROVISÓRIO DOS AGENTES PÚBLICOS HONRADOS, INTELIGENTES, COMPETENTES E ESTRATEGISTAS. OS MARGINAIS QUE AGUARDEM!!!!
Veronica
2020-09-05 11:19:08As mulheres do Ministério Público estão decepcionando com o apoio que estão dando ao desmonte do combate à corrupção. Vemos que a corrupção não tem gênero ela é uma questão de caráter.
Solange
2020-09-05 10:39:51Essa Viviane chegará ao vértice: a máfia no poder
Nádia
2020-09-05 10:25:38Faz parte do acordo q as relações tão afáveis de 🤡 com temer já delatavam. Sabia já q tinha algo... Não entendo é, qdo aconteceu o acordo com o psdb..? Acho q perdi algo.
Odete6
2020-09-05 10:07:39É uma coisa espantosa, intrigante, uma verdadeira estapafúrdia: o temer é um profundo conhecedor de DIREITO CONSTITUCIONAL e autor de ótima literatura a respeito. Como é que pode ser impermeável à legalidade e ter conduta tão incongruente, tão incoerente, tão ordinária, tão obscena, tão criminosa, a respeito de tão sério e consistente conteúdo?????? Vergonha vergonhosa!!!!!!