Posse no STJ: desconforto com Asfor Rocha e Bolsonaro acompanhado por Otávio Noronha
Causou desconforto entre autoridades a presença do ex-ministro Cesar Asfor Rocha (foto) no convescote que antecedeu a cerimônia de posse do novo presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, na tarde desta quinta-feira, 27, em Brasília. Ex-presidente do STJ e hoje advogado, Asfor Rocha foi alvo da Operação Appius, deflagrada pela Lava Jato paulista...
Causou desconforto entre autoridades a presença do ex-ministro Cesar Asfor Rocha (foto) no convescote que antecedeu a cerimônia de posse do novo presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, na tarde desta quinta-feira, 27, em Brasília.
Ex-presidente do STJ e hoje advogado, Asfor Rocha foi alvo da Operação Appius, deflagrada pela Lava Jato paulista no ano passado, acusado de receber 5 milhões de dólares de propina da Camargo Corrêa para paralisar a Operação Castelo de Areia, em 2010, quando comandava a corte.
A acusação foi feita pelo ex-ministro Antônio Palocci, em acordo de delação premiada assinado com a Polícia Federal. Asfor Rocha chegou a ter o sigilo bancário quebrado pela Justiça Federal de São Paulo, mas a investigação foi paralisada pelo STJ, que acolheu um pedido do ex-magistrado para enviar o inquérito para o Distrito Federal.
Segundo autoridades presentes, Asfor Rocha distribuiu abraços a ex-colegas de toga durante o encontro na sala de espera do STJ, antes da cerimônia oficial de posse do novo presidente da corte, Humberto Martins, e de seu vice, Jorge Mussi. Houve aglomeração no local, mas todos usavam máscaras.
O evento contou com a presença de todos os chefes dos três Poderes. O presidente Jair Bolsonaro entrou no plenário acompanhado pelo ministro João Otávio Noronha, que deixa a presidência do STJ e é um dos cotados para a próxima vaga no Supremo Tribunal Federal, que será aberta em novembro com a aposentadoria do decano Celso de Mello.
Foi Noronha quem concedeu um habeas corpus em julho que soltou Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro e amigo do presidente, autorizando a prisão domiciliar dele e da mulher, Márcia Aguiar, que estava foragida. A medida foi revogada pelo ministro Felix Fisher, do STJ, e depois suspensa pelo ministro Gilmar Mendes, do STF.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Silvino
2020-08-28 11:03:34Jair percebeu que para governar diante antro de impunidade e corrupção deveria buscar apoio na mais elite que governa o país há mais de 30 anos ou seja - o CENTRAO. Depois disso o que vier é lucro uma vez que traz gente da estirpe moral de Noronha, Asfor Rocha, Gilmau Mendes, Lewan, Tofinho e por ai vai. São camaradas que visam a continuidade da impunidade, o sepultamento da Lava Jato, o cerco a Sérgio Moro, e possivel acerto à reeleição. Tudo dentro dos conformes como mostra o figurino elameado
Gastão
2020-08-28 08:59:29Formação de quadrilha é pouco para dizer no que se tornaram as instituições nas mãos desta corja. Depende apenas de nós, cidadãos, para mudar esta situação. A melhor reforma eleitoral está em nossas mãos. Escolhem votar em apenas cinco partidos, se muito, escolhendo os candidatos pela competência, formação e comprometimento com o que desejamos para o nosso país.
Marcelo
2020-08-28 08:37:35Bolsonaro é só mais um entre esses aí. Que venha 2022!!
JESUS
2020-08-28 04:18:21Desconforto???? Nãooooo. Nesse ambiente não há desconforto. São todos iguais. O Marcola talvez se sentisse mal no meio dos outros bandidos.
Osmar
2020-08-28 00:51:54isso não é um Tribunal, mas uma ação entre amigos. O Bolsonaro anda de braços com eles. Se merecem.
Osmar
2020-08-28 00:51:54isso não é um Tribunal, mas uma ação entre amigos. O Bolsonaro anda de braços com eles. Se merecem.
Mauricio
2020-08-27 21:37:33Cada vez mais vejo que o Bin Laden teria um futuro promissor em nosso país.
THOMAS
2020-08-27 20:41:27É muita sujeira!!! Bandidos de toga.
Veronica
2020-08-27 20:33:14Ui, até arrepia essa bajulação em busca de favores e vantagens
ARY
2020-08-27 20:26:25E as vivandeiras vão se unindo e multiplicando. Eu quero novidade!!!