Decisão de Toffoli que beneficiou Serra fez Lava Jato cancelar buscas no gabinete de Vital do Rêgo
A decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli (foto), de suspender buscas e apreensões no gabinete do senador José Serra fez com que a Lava Jato cancelasse um pedido para vasculhar o gabinete do ministro do Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo. Ele é alvo da 73ª fase operação, que investiga...
A decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli (foto), de suspender buscas e apreensões no gabinete do senador José Serra fez com que a Lava Jato cancelasse um pedido para vasculhar o gabinete do ministro do Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo. Ele é alvo da 73ª fase operação, que investiga supostos pagamentos de propinas pela OAS. À época dos repasses, ele era senador, e presidia a CPMI da Petrobras, e teria blindado o ex-presidente da empreiteira, Léo Pinheiro.
O pedido de busca a apreensão da Lava Jato, protocolado no dia 8 de junho, mirava Alexandre Almeida, assessor de gabinete de Vital do Rêgo. Segundo a força-tarefa, ele seria um dos intermediários da propina ao ministro. De acordo com os procuradores, a busca se justificaria já que o "seria um ambiente considerado seguro e praticamente imune a ações judiciais cautelares voltadas à elucidação dos crimes cometidos".
No entanto, enquanto o pedido ainda corria sob segredo de Justiça, a Lava Jato Eleitoral de São Paulo sofreu um revés no Supremo Tribunal Federal: foi impedida de cumprir um mandado no gabinete de José Serra, investigado por receber propinas da Qualicorp. No plantão judicial, Dias Toffoli determinou a suspensão da medida contra o tucano.
Após a decisão de Toffoli, a força-tarefa de Curitiba desistiu das buscas no gabinete de Vital do Rêgo. O pedido de cancelamento foi acolhido pela juíza Gabriela Hardt.
A magistrada deixou claro nos autos, no entanto, que, pelo seu entendimento, a busca e apreensão até poderia ser deflagrada, já que a investigação estava em primeira instância pelo fato de o ministro do STF Edson Fachin ter decidido que o ministro do TCU não teria foro naquele caso: "No caso presente, Vital do Rêgo, além de não ter sido reeleito, passou a ocupar cargo diverso".
"De qualquer maneira, independente das considerações acima, tendo em vista que o próprio Ministério Público Federal, requerente do pedido, agora pugna pela suspensão da ordem, determino o cancelamento do mandado do evento 20.4 (nº 700008996758), não devendo ser cumprido pela Autoridade Policial", anotou a magistrada.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
JAIRO
2020-08-25 22:22:56Independente de qual poder estejam, os corruptos são muitos solidários, sempre se auxiliam.
Maria
2020-08-25 21:58:02Bandidos unidos permanecem livres
Inês
2020-08-25 20:21:32Nas terras tupiniquim a função pública serve para impunidade, enquanto não acabar com o foro privilegiado, seremos um país de desiguais, considerado os otários pagadores de impostos para bancar os donos do poder. Onde o amigo do meu pai da alta corte garante através das filigranas jurídicas o livramento da cadeia os bandidos corruptos. Peço desculpas Crusoé, mas pode citar o meu nome neste comentário, porque a censura aplicada pelo STF, não vai calar os cidadãos de bem desse país.
Antônio
2020-08-25 18:06:24Só servem para soltar Bandidos, Lula que o diga.
Ailton
2020-08-25 16:40:40Efeito cascata benefiando bandidos.
Vimar
2020-08-25 16:11:14Como é que ficará marcada na história essa atual turma do STF? Quanto tempo levará para que tenhamos novamente um STF que nos dê satisfação e orgulho?
Nelson
2020-08-25 14:47:05Estes 11 sinistros do stf, não ajudam em nada o país, poxa, uns caras desses proíbem a policia vigiar pontos de traficantes, soltam condenados (condenados corruptos comprovados) liberdade para tudo que é errado, agora prende um menor e solta outro.... Que humilhação a nós.... Que sujeira é esse STF caberia sim um bom veículo de informação fazer uma boa reportagem sobre cada um, iniciando em portugal
ANTONIO
2020-08-25 14:35:06STF? Deus nos livre. Amém.
Carlos
2020-08-25 13:44:46O cara de plantão é de plantão: vê o dia, a hora e, apontando o dedo para cima, ao sentir a direção do vento, toma a decisão.... Dilma já disse, tem que armazenar vento.... aí não tem mais direção do vento... kkk
Solange
2020-08-25 13:14:04A máfia está no poder, TCU, STF, partidos, Congresso...