Com apenas 12 inscritos, plano de Aras para a Lava Jato fracassa
Apenas 12 procuradores em todo o país se inscreveram no edital lançado em julho pela Procuradoria-Geral da República com o objetivo de recrutar colaboradores para as três forças-tarefas da Lava Jato em Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo, além dos grupos da Greenfield e Postalis, em Brasília. A iniciativa foi anunciada pela gestão do procurador-geral...
Apenas 12 procuradores em todo o país se inscreveram no edital lançado em julho pela Procuradoria-Geral da República com o objetivo de recrutar colaboradores para as três forças-tarefas da Lava Jato em Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo, além dos grupos da Greenfield e Postalis, em Brasília.
A iniciativa foi anunciada pela gestão do procurador-geral Augusto Aras como uma forma de "reforçar" as forças-tarefas sem aumentar gastos, mas foi vista por procuradores que já integram os grupos como uma estratégia de enfraquecer as maiores operações de combate à corrupção do país.
Isso porque as vagas que a PGR pretende abrir para auxiliar a Lava Jato não preveem dedicação exclusiva dos investigadores dentro da força-tarefa, ou seja, os procuradores terão de acumular o trabalho na operação de combate à corrupção com as atividades nos seus cargos de origem.
A atuação exclusiva por um grupo de investigadores é apontada como uma das fórmulas de sucesso da Lava Jato. O edital para recrutar os "colaboradores" foi lançado por Aras em meio à guerra da PGR contra as forças-tarefas, e sem consulta prévia aos coordenadores dos grupos. O embate foi provocado pela ação da PGR para acessar os bancos de dados da Lava Jato nos estados.
A PGR abriu prazo de duas semanas para inscrição de procuradores interessados em atuar na Lava Jato com as condições impostas pelo chefe do Ministério Público Federal, mas apenas 12 membros se inscreveram. Ao todo, o MPF conta com cerca de 850 procuradores ativos.
Os nomes dos interessados foram listados pelo procurador Carlos Fernando Mazzoco, secretário Jurídico e de Documentação da PGR, em ofício enviado às forças-tarefas. Dos 12 candidatos inscritos, sete se interessaram em atuar na força-tarefa de Curitiba, considerada a "matriz" da Lava Jato por ter iniciado a operação em 2014.
Os interessados podiam escolher mais de uma força-tarefa como opção para atuar, classificando elas por ordem de prioridade de escolha. Desta forma, a Lava Jato do Rio e de São Paulo receberam seis inscrições cada uma, seguidas por Greenfield, com cinco inscritos, e Postalis, com quatro.
Os interessados serão designados para atuar nas forças-tarefas em conjunto com os procuradores naturais dos casos, mediante a concordância destes. Em Curitiba, o procurador natural do caso é o coordenador do grupo, Deltan Dallagnol, que tem sido alvo de um processo de afastamento da função.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Jaime
2020-08-25 12:31:37Faltou pouco. Mais 1 picareta que se apresentasse e eu diria que todos eram petistas. Esses caras adoram ostentar o número do partido. Olha o Papa? Recebeu Lula num dia 13. Depois, o mesmo simplório Francisco viria a critocar a corrupção e os corruptores. Se condenasse os bajuladores e apoiadores, correria o risco de não entrar no Céu, pq estaria se incluindo.
Márcia
2020-08-25 12:11:19Parabéns aos procuradores que não se inscreveram
Waldir
2020-08-25 11:59:26Qualquer fracasso administrativo, tendo como ponto de partida o reino do dendê, passa longe de surpreender.
Odete6
2020-08-25 09:09:11Os 12 medíocres ""procuradeiros"" acharam e ainda acharão o melhor do que procuram!!!.....Cadeia!!! rsrsrsrsrsrs.... 😆😆😆😆😆😆😆😆😆😆😆😆
AMARO
2020-08-25 06:50:17A culpa não é do Aras. Ele tá fazendo o serviço para o qual foi contratado. A culpa total é do ESTELIONATÁRIO que o indicou.
Manoel
2020-08-25 00:12:17Aras, o fantoche incompetente do miliciano é um fracasso. Sua subserviência é escandalosa em troca de vaguinha do STF. Sem-vergonha!
Sillvia2
2020-08-24 23:24:42ARASPONGAS, excelente neologismo de Nelson, é o nome apropriado para se dar aos 12 inscritos!!! 🤣🤣🤣
Moyses
2020-08-24 21:59:40Fora August Aras. Vc tentou mas não conseguiu. Parabéns a todos os procuradores menos 12!!!! Vocês são verdadeiros patriotas comprometidos com a punição e não proteção dos corruptos.
VALDERES
2020-08-24 21:28:36Esses procuradores dispostos a ajudar na tentativa da PGR de avacalhar a maior Operação de combate à corrupção no país têm nome? Tamanho altruísmo é incomum.
Maria
2020-08-24 20:53:49Hahahahahahahaha