Como um meio de comunicação usado por diversas pessoas ao redor do mundo, o WhatsApp é um tanto prático e funcional.
Porém, mesmo que tenha mais de 2,7 bilhões de indivíduos usufruindo, ele pode ter desaparecido dos celulares. O motivo é que o sistema é constantemente atualizado e alguns modelos podem não suportar o aplicativo.
Mesmo que não se tenha proporção de quantas pessoas foram atingidas, essa atualização do WhatsApp entrou em vigor no dia 1º de setembro deste ano.
Descubra se seu smartphone será afetado
Pensando em dar mais segurança aos usuários do WhatsApp, a empresa proporciona essas atualizações, que também oferecem mais possibilidades. Sendo assim, se um celular foi lançado há cerca de nove anos, é possível que ele apresente alguns problemas.
Esses são sobre pouco espaço na memória, a incompatibilidade com alguns aplicativos, inclusive o WhatsApp, contando com processador que fica lento. Por isso, aqueles que podem não suportar mais a ferramenta de mensagens são Android. A versão 5.0 e outras que vêm antes dessa também.
A marca Samsung, com Galaxy Note 2, Galaxy S4 Mini e Galaxy S3, não consegue suportar o WhatsApp. Ainda sobre isso, há modelos da LG, como o G2 Mini, Optimus G e Nexus 4. Quanto à Motorola, Droid Razr HD e Moto G da 1ª geração não suportam. Aqueles que contam com Huawei, o Ascend D2 ficou para trás.
Sony, por sua vez, com Xperia V, Xperia Z, Xperia SP e Xperia T. Por fim, HTC e os celulares que não aguentam mais o WhatsApp, como One X, Desire 601, Desire 500 e One X+. Já o sistema operacional da Apple, o iOS 12 e seus antecessores, estão nos modelos de iPhone 5c, 5, SE da primeira geração e 6, caso não tenham recebido atualização.
Portanto, todos esses modelos de celulares citados não têm mais a oficialidade vinda diante das atualizações, quando também não fornecem a proteção necessária que o usuário precisa. Com isso, eles, além de não contarem mais com WhatsApp, podem estar propensos a ataques fraudulentos.
Ao conferir a disponibilidade ou não do WhatsApp no celular, é preciso ir em “Configurações” e se encaminhar para os campos “Informações do dispositivo” ou “Sobre o telefone”. Checar se o iOS ou Android ainda são compatíveis. Caso exista a possibilidade, deve-se ir em “Configurações”, “Sistema” e selecionar “Atualização”.