É difícil viajar pelos estados do Brasil e muitas pessoas têm dificuldades. Mas, com um benefício do Governo Federal, isso pode ser possível.
Garantindo passagens gratuitas ou com descontos, pessoas de baixa renda e idosas podem aproveitar. Assegurando condições especiais, aqueles que têm 60 anos ou mais, além de renda individual de até dois salários mínimos, podem participar.
Com dois assentos por veículo, eles são reservados gratuitamente. Se já estiverem ocupados, é possível que se obtenha 50% de desconto.
Benefício acessível
É preciso se planejar com antecedência, principalmente para garantir o direito de viajar de graça ou com desconto. Apresentando documento de identidade e um comprovante de renda compatível, é possível acessar. Para dar ainda mais agilidade, a Carteira de Pessoa Idosa pode ser apresentada.
Como comprovante oficial, o idoso precisa solicitar a carteira nos municípios ou Distrito Federal para viajar de graça. Com a regra valendo para todos que atendam os requisitos, renda e idade estão incluídos. Com a Carteira de Pessoa Idosa, ela pode ser emitida online pelo site oficial do gov.br.
Presencialmente, a solicitação pode ser feita diante do CRAS. Além disso, o número do NIS (Número de Identificação Social) é gerado pelo Cadastro Único, sistema de inclusão social. Garantindo o acesso para viajar de graça ou com desconto, trajetos interurbanos podem ser feitos.
Evitando imprevistos, a carteira deve ser solicitada antes para se ter agilidade. Muitas pessoas não conhecem esse método, mas ele pode resultar numa economia para viagens dentro do Brasil. As vagas são limitadas por transporte, sendo gratuitas e com atenção aos prazos.
Cumprindo os critérios exigidos e com a documentação em dia, o beneficiário está apto para conhecer o país. Facilitando o momento de compra, o documento também é gratuito. Garantindo a segurança, é possível fazer diversos trajetos, aumentando a lista de lugares que se visitou.