Anunciando a ampliação do Bolsa Família, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) incluiu três novas situações de vulnerabilidade.
Pessoas em situação de rua, em risco social e insegurança alimentar poderão ter acesso ao programa, onde a medida visa reforçar o compromisso do governo em combate à pobreza.
Dando mais dignidade social, o Bolsa Família ainda segue sendo feito por meio do Cadastro Único (CadÚnico).
A ampliação
Casos terão flexibilidade no Bolsa Família, onde a falta de documentos não será um problema. Se juntando a novas categorias do Bolsa Família, a portaria enxerga como importante a integração dessas pessoas em vulnerabilidade em sistemas como o CadÚnico. Dando mais agilidade na identificação, aqueles que realmente precisam serão beneficiados.
Garantindo capacitação e apoio técnico, o assegurar da efetividade do Bolsa Família passará pelas gestões municipais. Sendo um instrumento de cidadania, o programa também pode exigir algumas informações. Matrícula escolar e vacinação para composições de famílias é importante.
Sendo um dos maiores planos do programa no ano, também inclui a expansão da rede CRAS. Com campanhas de atualização cadastral, incentivos serão para os municípios que cumprirem as regras de proteção social. Rompendo um ciclo de pobreza, também contará com uma abordagem mais completa e humanizada.
Ao incluir esses novos grupos, o Bolsa Família conta com suas múltiplas dimensões. Reconhecendo que a vulnerabilidade vai além da renda, situações como a falta de moradia, insegurança alimentar e violação de direitos serão critérios de prioridade formal. Fortalecendo a atuação do estado, é sobre justiça social, além de garantir que o apoio chegue a quem mais precisa do programa.
Eficaz e ágil, o Bolsa Família transfere renda, onde o programa também incentiva serviços públicos. Assistência, educação e saúde são necessários, onde a política pública agirá para se tornar cada vez mais eficiente. Não sendo somente um auxílio financeiro, o Bolsa Família retrata a transformação social, onde a reconstrução da dignidade está sendo feita.