Se referindo ao pagamento do mês, o salário de trabalhadores deve ser depositado até o dia 5 de julho, um sábado. Considerado um dia útil diante da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), a contagem é feita a partir de segunda até o dia citado acima, sábado.
Tendo exceções nos domingos e feriados nacionais, mesmo que a empresa não tenha expediente aos sábados, o prazo permanece igual. Empregadores são obrigados a efetuar o pagamento dos salários até a data indicada, sem adiamento. Caso não seja depositado no prazo, o trabalhador pode buscar seus direitos.
Podendo sofrer sanções legais, ações trabalhistas, multas e encargos adicionais, a empresa deverá ser notificada. Junto a um sindicato ou um advogado, o trabalhador pode recorrer a esses meios. Além da multa, é possível ter direito até com correção monetária e indenização em casos agravantes.
Calendário trabalhista
Cumprindo com a data prevista, é importante que trabalhadores e empregadores acompanhem os prazos estabelecidos. Pela legislação, um dos principais pontos do calendário é o pagamento dos salários. Sendo assim, esse deve ocorrer até o quinto dia útil do mês.
Mesmo que não haja funcionamento de algum estabelecimento ou empresa em um sábado, o pagamento dos salários precisa ser realizado. A confiança entre ambas as partes pode ser prejudicada com o atraso salarial, impactando de forma negativa a imagem de uma organização.
Fluxos financeiros devem ser organizados com antecedência, evitando qualquer problema. Com a realização de transferências, o indicado é guardar os comprovantes, porque eles podem servir de prova em possíveis disputas. Dúvidas são normais, com esclarecimentos através do sindicato de cada categoria ou até mesmo os Recursos Humanos (RH) da empresa.
Acordos coletivos podem ser estabelecidos com condições, mas devidamente homologados. Diante de casos sobre atraso salarial, a regra geral da CLT precisa ser bem interpretada. Uma maneira de evitar conflitos e assegurar direitos é mantendo primeiramente o funcionamento de boas relações de trabalho.