Desde o dia 16 de agosto de 2025, uma árvore está pegando fogo. Esta, na Cordilheira Costeira do Oregon, é considerada uma das mais altas do mundo.
Com isso, conta com mais de 98 metros de altura, tendo aproximadamente 450 anos. Em uma nota publicada nas redes sociais, foi alertado sobre o que está acontecendo.
Pelo Condado de Coos, foi avistada e tudo começou pelo tronco da árvore. Em seguida, se alastrou em direção ao topo.
O incêndio que ameaça
Com uma boa visualização, drones já captaram que não existe mais fogo. Porém, alguns sensores indicaram alta temperatura, especialmente em uma parte que fica a 85 metros do chão. Dando dificuldade para os bombeiros, foram colocadas marcações em volta da árvore, espécies de contenções, onde se tentou evitar que a situação piorasse.
Recipientes com água estavam sendo jogados em direção à árvore, feitos por meio de helicópteros. Com o intuito de reduzir o fogo, ainda assim era possível vê-lo. Como uma opção que poderia ajudar, pensou-se em escalar a árvore. Porém, existe possibilidade de queda.
Para a CBS News, Megan Harper, que faz parte do Departamento Federal de Administração de Terras, disse: ”Descobrir como abordar a árvore pela lateral para molhar a cavidade tem sido um desafio”. Ainda sobre isso, ela completou: ”As equipes permanecem no local monitorando a situação e buscando alternativas para salvar a árvore. As pessoas realmente a adoram. Há muita história ali, então não queremos perdê-la”.
Apesar de muitos estragos, a árvore não está com sua estrutura comprometida. Mesmo com indícios de fogo, ainda é possível que ela não seja tomada por completo. Harper falou à ABC News: ”A estrutura é tão grande e tem tanta massa, que levaria um bom tempo para queimá-la por inteiro”.
Portanto, medidas ambientais devem ser conduzidas para melhor servir, principalmente nesse caso. Mesmo que o acesso seja complicado, alternativas precisam proteger uma das maiores árvores do mundo, considerada um patrimônio histórico da humanidade.