Filhos são aqueles que devem ser acolhidos não só com muito carinho, mas também com os cuidados essenciais. Referindo-se a isso, também demandam tempo e dinheiro.
Pensando em um benefício, existe o Salário-Família. Esse, por sua vez, foi formulado por volta de 1930, mas teve sua oficialização somente em 1963.
Auxiliando na composição familiar, ele é capaz de dar um complemento à renda, servindo para pessoas que tenham filhos menores de 14 anos.
O funcionamento do benefício
O Salário-Família ainda auxilia pais que contam com crianças com deficiência, cujos gastos podem ser ainda maiores. Desde 1º de janeiro de 2025, houve um reajuste. Sendo assim, é de R$ 65 por cada dependente. Quanto aos requisitos, esses devem seguir um salário mensal que não exceda R$ 1.906,04.
Proporcionado pelo governo, o Salário-Família serve para trabalhadores de baixa renda, agindo para prestar apoio não só na criação das crianças, como também na educação delas. Além de ter filhos com menos de 14 anos e não ultrapassar o salário mensal, é fundamental ter carteira assinada.
Aqueles que atuam com contrato formal também se enquadram para o Salário-Família. Referente à cota, esta pode se acumular e ir aumentando de acordo com o número de crianças que dependem. Para começar a receber, é preciso ir até o RH da empresa, onde existe um setor específico sobre tais legalidades.
Com documento, podendo ser RG ou CPF, também é necessária a certidão de nascimento das crianças. Além disso, carteira de trabalho, caderno de vacinação completo para filhos de até seis anos e algo que comprove a frequência na escola, para crianças de 7 a 14 anos. Em outro propósito, há a necessidade de apresentar documento de invalidez, que serve para crianças com mais de 14 anos.
Sendo assim, se todos os documentos estiverem corretos, o Salário-Família pode ser concedido. Com a aprovação, o designado cumprirá o benefício mensalmente. O valor é depositado no último dia do pagamento daquele mês, sem importar quando o trabalhador recebe seu salário. Pode ser mensalmente, quinzenalmente, entre outros.