De acordo com pesquisa publicada no International Journal of Osteoarchaeology, arqueólogos encontraram um achado de grande valor em Amarna, capital do Antigo Egito, que oferece novas perspectivas sobre a antiguidade.
Trata-se de um apito feito com um osso de dedo de vaca, que foi localizado originalmente em 2008, mas só veio a ser examinado mais detalhadamente nos últimos anos.
As análises mais recentes indicam que o tesouro tem cerca de 3.300 anos e, possivelmente, pertencia a um vigia encarregado de monitorar os trabalhadores envolvidos na construção de uma tumba real na região.
Inclusive, o artefato foi justamente encontrado no local da antiga construção. E apesar de parecer simples, a descoberta possui grande relevância, considerando se tratar do primeiro registro deste tipo no Antigo Egito.
Com isso, pesquisadores finalmente puderam ter mais acesso a informações de pessoas comuns da antiguidade, das quais ainda se sabe relativamente pouco, mesmo nos dias atuais.
Tesouro egípcio chama atenção por suas características
A arqueóloga Michelle Langley, que também participou da pesquisa, afirmou que embora o tesouro encontrado em Amarna tenha a feito lembrar dos antigos apitos de osso da Europa da Idade da Pedra, sua utilidade ainda era incerta.
Em entrevista ao portal Live Science, ela relatou que as características minimalistas do objeto, que possui apenas um furo e dimensões que permitem segurá-lo na palma da mão, levantaram algumas teorias, mas sua função foi definida após a criação de uma réplica.
De acordo com ela, “o formato natural da extremidade do osso cria a superfície perfeita para apoiar o lábio inferior e permitir que você sopre através do buraco” (via Olhar Digital).
Já a possibilidade de o artefato pertencer a uma autoridade foi inferida a partir das características o local da descoberta, que parece ter sido uma área fortemente vigiada para para limitar o acesso ao túmulo.




