Após 16 anos sem conquistar a Copa América de Basquete, a equipe de Aleksandar Petrovic se tornou pentacampeã. No domingo, dia 31 de agosto de 2025, se consagrou.
Enfrentando a Argentina, o grupo superou os adversários diante de um placar de 55 a 47. Tudo ocorreu em Nicarágua, especificamente em Managua.
Antes de gritar “É campeão”, o título anterior foi em 2009. Sobre o jogo, Yago foi quem se consagrou como MVP.
O triunfo sobre os argentinos
Bruno fez 11 pontos para a Seleção Brasileira, com o líder Aleksandar Petrovic no comando. Além dele, Deodato conquistou 9 pontos, Georginho 5, e Yago, com surpreendentes 14 pontos. Além disso, este último ainda deu rebotes e assistências. Apesar de a Argentina ter saído na frente, a equipe brasileira logo teve reação.
Deixando o grupo à frente dos adversários, Deodato, Bruno e Yago foram decisivos. Referindo-se ao segundo quarto da partida, a Seleção Brasileira e o outro grupo não conseguiram marcar tanto assim. Um dos jogadores da equipe brasileira sofreu falta, mas foi lá e converteu. Petrovic, por sua vez, acompanhava o desempenho de seus jogadores.
Houve muitas chances perdidas pela Seleção da Argentina, sendo que Yago e Benite apareceram para transformar duas cestas triplas, uma atrás da outra. Já no final, um dos jogadores de Aleksandar Petrovic, Georginho, teve uma boa enterrada. Do outro lado, o adversário, com Corbalan, marcou para a Argentina.
Quanto ao terceiro momento da partida, a Seleção Brasileira contou com Georginho marcando mais três pontos. Em alguns momentos, houve perdas, mas a equipe ainda conseguiu se destacar, chegando a 12 pontos de diferença contra a Argentina. Já no quarto período, Lucas Dias passou para Reynan, aumentando o placar.
Alexey, neste propósito, fez pontos em duas jogadas. Mesmo que tenha acontecido uma pequena reação dos argentinos, o grupo de Petrovic, com Benite, fez uma jogada que resultou em 10 pontos. Apesar de Caffaro ter atuado para tentar diminuir o placar, a Seleção Brasileira ganhou.