Beber vinho pode fortalecer o sistema imunológico e cardiovascular, pois apesar de conter álcool proporciona o bem-estar.
Além disso, é importante tomar cuidado com o que se ingere, porque problemas podem surgir pelo consumo excessivo.
Com a quantidade correta, é possível tomar vinho e apreciar os mais diversos sabores dele. Sendo acompanhado ou não, isso deve ser feito.
Bebendo conscientemente
Contendo compostos antioxidantes, o vinho também tem polifenóis. Segundo Durval Ribas Filho: “Apesar da grande quantidade de resveratrol, um potente antioxidante, outros polifenóis estão presentes e, com isso, também ocorre a dilatação arterial, facilitando a circulação sanguínea, ação antiplaquetária, reduzindo a formação de trombo nos vasos sanguíneos e se favorece a neuroproteção“, disse ele à CNN, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).
O vinho traz propósitos positivos a quem bebe, mas as pessoas devem tomar cuidado com a quantidade que elas consomem. Afetando outros sistemas no corpo, pode causar prejuízos a longo prazo. Esses estão relacionados ao fato de que o álcool pode chegar até o rins, dando desidratação
Daniela Cierro, nutricionista e consultora técnica da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), falou com a CNN: “Ele pode trazer benefícios como a prevenção de doenças cardiovasculares e câncer, além de ter uma ação protetora do sistema nervoso. Tudo isso graças a uma série de componentes presentes no vinho, como as antocianinas, os taninos, os flavonoides, as catequinas, as procianidinas e os polifenóis”.
Cientistas já afirmaram que o vinho pode diminuir as chances de doença arterial coronariana, onde isso foi constatado em 2019. Entretanto, a Associação Americana do Coração (AHA) disse que isso pode exigir uma junção, pois existem outros fatores, especialmente relacionados a uma dieta mais saudável.
Portanto, é válido considerar essas constatações, mas com cuidados quanto ao consumo. O vinho deve ser bebido com moderação para que seja possível aproveitá-lo. Além disso, a frequência ao médico é fundamental para entender como o corpo funciona, podendo encontrar maneiras de promover o bem-estar.